CPI deve avançar com análise de documentos, afirma Vital do Rêgo — Rádio Senado

CPI deve avançar com análise de documentos, afirma Vital do Rêgo

LOC: PRESIDENTE DA CPI MISTA DO CACHOEIRA, SENADOR VITAL DO RÊGO AFIRMA QUE AS INVESTIGAÇÕES NO CONGRESSO VÃO AVANÇAR COM A ANÁLISE DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES SIGILOSAS.  

LOC: ACUSADO DE COMANDAR UM ESQUEMA DE EXPLORAÇÃO DE JOGO ILEGAL EM GOIÁS, E PRESO DESDE FEVEREIRO, CARLOS CACHOEIRA REPETIU, DURANTE DEPOIMENTO À JUSTIÇA FEDERAL EM GOIÂNIA, O COMPORTAMENTO QUE TEVE NA CPI DO CONGRESSO: FICOU CALADO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: No depoimento à Justiça em Goiânia, Carlos Cachoeira alegou "falhas do processo" para justificar que permaneceria calado. O contraventor e outros sete réus respondem a crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, evasão de divisas, violação de sigilo profissional e contravenção penal pelo jogo ilegal. A previsão é de que o julgamento em Goiás demore cerca de um mês. Se condenados, os réus ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Federal. Ao ficar calado no depoimento em Goiânia, Carlos Cachoeira repetiu o que fez quando convocado para depor na CPI mista do Congresso no dia 22 de maio. Orientado pelo advogado Márcio Thomaz Bastos, alegou o direito constitucional de permanecer em silêncio e não produzir provas contra ele mesmo. 

(CACHOEIRA) Constitucionalmente fui advertido a não dizer nada e não falarei nada aqui. 

(REP) Das 24 pessoas convocadas pela CPI mista desde abril, apenas 9 prestaram depoimento, incluindo os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e de Goiás, Marcone Perillo. Dezenove, entre elas, Carlos Cachoeira, ficaram em silêncio. O presidente da CPI mista, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, disse que o silêncio não impede as investigações de avançar a partir da análise de documentos. 

(VITAL) A riqueza dessa CPI está na sala-cofre, está nas transferências desses recursos. A riqueza dessa CPI está nessa operação criminosa que há 20 anos opera no estado de Goiás, que tentou operar ou que operou em outros estados da Federação. 

(REP) Durante o recesso parlamentar, documentos e dados sigilosos estão sendo analisados. Ao fazer um balanço das atividades da Comissão, Vital do Rego disse que a CPI vai propor medidas concretas para combater a corrupção: 

(VITAL) oferecer à nação um pacote legislativo capaz de enfrentar crimes de contrabando, crimes de evasão fiscal, crimes licitatórios. Acho que essa CPI tem muito a mostrar ao país e nós vamos fazer esse trabalho. 

(REP) Já estão aprovados requerimentos para novos depoimentos, entre eles do ex-presidente da Delta, Fernando Cavendish; do ex-diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot; e da ex-mulher de Cachoeira, Andréa Aprígio. Se não houver prorrogação, a data limite para o encerramento da CPI é 4 de novembro. Uma nova reunião administrativa já está agendada para a próxima quinta-feira.
26/07/2012, 12h24 - ATUALIZADO EM 26/07/2012, 12h24
Duração de áudio: 02:36
Ao vivo
00:0000:00