Cinco senadores serão candidatos a prefeitos nas próximas eleições — Rádio Senado

Cinco senadores serão candidatos a prefeitos nas próximas eleições

LOC: DOS OITENTA E UM SENADORES, CINCO SÃO CANDIDATOS A PREFEITOS NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. 

LOC: E SEGUNDO A LEGISLAÇÃO ELEITORAL NENHUM DELES TEM QUE SE LICENCIAR DO MANDATO NO SENADO PARA SE DEDICAR À CAMPANHA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Eles são de partidos diferentes, de estados diferentes, mas em comum, têm o fato de serem candidatos a prefeitos nas eleições de sete de outubro. Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, Humberto Costa, do PT de Pernambuco, Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas e Wellington Dias, do PT do Piauí, disputam a possibilidade de assumir as prefeituras das capitais dos estados que representam. O senador Inácio Arruda explicou que ao longo de toda sua vida pública, inclusive nos mandatos parlamentares, sempre teve a atuação muito voltada para as cidades. Daí a explicação de tentar agora deixar o Legislativo e partir para o Executivo. 

(Inácio Arruda) Cuidar das pessoas, cuidando das cidades. É um debate que eu venho realizando basicamente eu posso dizer desde menino., que nós estamos envolvidos nesta discussão sobre a cidade e a eleição municipal é uma grande oportunidade de você pôr em prática tudo aquilo que você já passou, já discutiu, já materializou, seja em lei, seja em programas. 

(Repórter) O senador Wellington Dias pensa de forma semelhante. Esclarece que tem uma identificação muito grande com a capital do Piauí. Por isso decidiu se candidatar. 

(Wellington Dias) A cidade onde eu moro, onde eu vivo, onde crio meus filhos e se deus quiser, onde quero ver crescerem os meus netos. E é uma oportunidade de poder trabalhar o desenvolvimento de forma integral. Teresina é uma cidade que tem muitos avanços e cresce muito desigual. 

(Repórter) Segundo a legislação eleitoral, não há necessidade de parlamentares que concorrem a cargos de prefeito ou vice-prefeito se licenciarem dos mandatos no período das campanhas. Mas, caso vençam a eleição, precisam renunciar ao mandato para assumir o cargo de prefeito.
25/07/2012, 06h07 - ATUALIZADO EM 25/07/2012, 06h07
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00