Sancionada lei que cria o Dia Nacional de Compromisso com a Criança — Rádio Senado

Sancionada lei que cria o Dia Nacional de Compromisso com a Criança

LOC: A LEI QUE CRIA O "DIA NACIONAL DO COMPROMISSO COM A CRIANÇA, O ADOLESCENTE E A EDUCAÇÃO" FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO NESTA QUINTA-FEIRA. 

LOC: A PROPOSTA, DO SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, FOI APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL E BUSCA CONSCIENTIZAR A SOCIEDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

TÉC: O Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação vai ser comemorado em 21 de novembro. A data foi escolhida em homenagem à Declaração dos Direitos da Criança, aprovada pela Organização das Nações Unidas em 21 de novembro de 1959 e adotada no Brasil em 1990. O autor da proposta aprovada pelo Congresso Nacional, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, reconhece que o Brasil avançou e aprovou nas últimas décadas leis que buscam garantir a proteção e o bem-estar dos menores de idade, como a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Cristovam justificou que a Criação do Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação busca conscientizar a sociedade sobre a importância da educação para combater as desigualdades e exercer a cidadania. Cristovam, que foi ministro da Educação, também defende que seja criado o Ministério da Educação de Base, voltado para os primeiros anos de ensino, para que o governo federal assuma a responsabilidade pelo ensino básico, que hoje está nas mãos dos municípios. 

(Cristovam Buarque) Educação não basta um pouquinho melhor, é preciso fazer uma revolução. E preciso e é possível fazer esta revolução. E o caminho é um papel maior da união, na responsabilidade pela educação de base no Brasil. 

(REP) Outra proposta do senador Cristovam Buarque aprovada pelo Congresso Nacional, sancionada pelo governo em abril deste ano, criou o Dia Nacional da Educação Infantil. A data será comemorada no dia 25 de agosto e é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns.
19/07/2012, 12h16 - ATUALIZADO EM 19/07/2012, 12h16
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00