Senado aprova MP que cria novas regras para rendimentos das aplicações — Rádio Senado

Senado aprova MP que cria novas regras para rendimentos das aplicações

LOC: O SENADO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE CRIOU NOVAS REGRAS PARA O RENDIMENTO DAS APLICAÇÕES EM POUPANÇA.
 
LOC: TAMBÉM FOI APROVADA A EMEPÊ QUE MODIFICA A REMUNERAÇÃO DE VÁRIAS CATEGORIAS DO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) A medida provisória 567 determinou que os depósitos feitos em caderneta de poupança a partir de 5 de maio deste ano passassem a ser remunerados pela variação da taxa referencial, a TR, mais 70% da selic, a taxa básica de juros, quando essa taxa for igual ou inferior a 8,5% ao ano. Para as poupanças antigas permaneceu o rendimento equivalente a 6,17% mais a taxa referencial por ano. O senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, criticou a medida, que segundo ele prejudica os pequenos poupadores. Mesmo assim, o líder tucano disse que seu partido votaria favoravelmente ao texto, e que em breve vai apresentar um projeto de lei para unificar as taxas de juros praticadas no país, o que em sua opinião vai favorecer as poupanças de menor valor.
 
(Alvaro Dias) Nós não vamos criar obstáculos para aprovação desta medida provisória que já é um fato consumado, não quer a oposição tumultuar a economia do país, queremos acenar com a possibilidade e o desejo que temos de debater em profundidade esta questão para adotarmos um modelo que privilegie especialmente os trabalhadores do país. 

(Repórter) Após aprovar as novas regras da poupança, os senadores votaram a Medida Provisória 568, que alterou as remunerações de diversas categorias do funcionalismo federal. Essa MP chegou a ser contestada pelos médicos, que reclamaram do fato de o texto original reduzir a remuneração da categoria por hora trabalhada. Mas o líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, que relatou a matéria, garantiu que a questão foi corrigida.

(Eduardo Braga) Se resolveu de uma vez por todas a questão da carga horária médica, com tabelas específicas para a questão da saúde, previdência e trabalho, de uma forma clara, para que não houvesse mais nenhuma dúvida com relação à carga de 20 horas, o direito de opção para carga de 40 horas, opção esta que dá garantias de dobrar o vencimento básico do contrato de 20 horas para 40 horas.
 
(Repórter) Ainda na sessão desta quarta-feira, o plenário do Senado aprovou a criação da Amazônia Azul Tecnologias e Defesa, a Amazul. Vinculada ao Ministério da Defesa, a nova empresa pública estará voltada à construção de submarino nuclear pelo país.

LOC: OS SENADORES TAMBÉM APROVARAM NESTA QUARTA-FEIRA SEIS ACORDOS INTERNACIONAIS FIRMADOS PELO BRASIL COM LIBÉRIA, UCRÂNCIA, ALEMANHA, MALI, BURKINA FASO E COM O FUNDO MULTILATERAL DE INVESTIMENTOS.
11/07/2012, 07h00 - ATUALIZADO EM 11/07/2012, 07h00
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00