Entrada da Venezuela no Mercosul será formalizada em 31 de julho — Rádio Senado

Entrada da Venezuela no Mercosul será formalizada em 31 de julho

LOC: A ENTRADA DA VENEZUELA COMO MEMBRO PLENO DO MERCOSUL SERÁ FORMALIZADA EM 31 DE JULHO.

LOC: A INFORMAÇÃO É DO PRESIDENTE DA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL, QUE SE REUNIU NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(REPÓRTER) O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, explicou que não houve quórum na última reunião do Parlamento do Mercosul, no começo de julho, porque as bancadas da Argentina e do Uruguai não tinham uma posição acertada quanto à supressão do Paraguai do bloco, decidida pelos presidentes de Argentina, Brasil e Uruguai. O senador Roberto Requião também registrou que o governo do Paraguai entrou com uma ação junto ao Tribunal Permanente do Mercosul questionando sua saída do bloco. Para presidente da Representação brasileira, o objetivo maior do governo paraguaio é impedir a entrada da Venezuela no Mercosul.

(ROBERTO REQUIÃO) Tanto que o Paraguai acenou para a realização de acordos bilaterais com outros países, dotadamente os Estados Unidos, mas na última hora recua e recorre aos tribunais. Então, na verdade, ele não está discutindo muito a sua participação no Mercosul, do meu ponto de vista. Ele está tentando impedir a consolidação do Mercado do Sul com a participação da Venezuela.

(REPÓRTER) O senador Roberto Requião informou ainda que está marcado para 31 de julho o ingresso da Venezuela como membro pleno do Mercosul. A cerimônia vai acontecer no Rio de Janeiro.
10/07/2012, 07h40 - ATUALIZADO EM 10/07/2012, 07h40
Duração de áudio: 01:14
Ao vivo
00:0000:00