CPI toma depoimento de prefeito de Palmas nesta terça-feira — Rádio Senado

CPI toma depoimento de prefeito de Palmas nesta terça-feira

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA TOMA NESTA TERÇA-FEIRA O DEPOIMENTO DO PREFEITO DE PALMAS, RAUL FILHO, QUE ADMITIU TER RECEBIDO DINHEIRO DE CAMPANHA DO CONTRAVENTOR. 

LOC: PARA A OPOSIÇÃO, A VINDA DO PETISTA PODERÁ AJUDAR OS VEREADORES NO ENCAMINHAMENTO DE UM PROCESSO DE JULGAMENTO DO POLÍTICO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: O prefeito de Palmas, Raul Filho do PT, apareceu em gravações feitas pelo contraventor Carlos Ramos negociando apoio financeiro para a campanha de 2004 em troca de contratos futuros com o município. Os vídeos apreendidos pela Polícia Federal mostram o tesoureiro de campanha acertando as doações por meio de caixa 2. A Construtora Delta ganhou contratos sem licitações com a prefeitura de Palmas no valor de R$ 119 milhões. Diante da denúncia, o próprio prefeito manifestou interesse em comparecer à CPI. O requerimento de convocação dele foi aprovado na semana passada. O senador José Pimentel, do PT do Ceará, afirmou que a vinda do colega de partido demonstra que não há blindagem política nas investigações da CPI. 

(Pimentel) Temos uma posição muito clara. Todos aqueles que tenham qualquer identidade com o grupo criminoso do Carlinhos Cachoeira, nós vamos trazer. Portanto, todo indivíduo que de alguma forma colaborou com a organização criminosa, nós vamos apurar. Portanto, independe de partido. 

REP: O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, afirmou que as denúncias provam que o esquema de Cachoeira não está concentrado no governo de Goiás, como insiste o relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT mineiro. O líder do PSDB acredita que os vereadores de Palmas deverão se valer das declarações do prefeito na Comissão para dar início a um processo de investigação no âmbito municipal. 

(A.Dias) Ele virá e vai depor e ficará registrado o que ocorreu para que ao final no relatório da CPI tudo conste. E que os senadores e deputados possam deliberar sobre o indiciamento ou não do prefeito de Palmas. Creio que o depoimento pode subsidiar a Câmara de Vereadores de Palmas. É preciso que a Câmara tome uma atitude imediata, um processo de impeachment é o que se recomenda nestas circunstâncias. 

REP: O depoimento do prefeito é o único marcado para esta semana. Os integrantes da Comissão ainda vão decidir se mantém as investigações durante o recesso parlamentar, que começa no dia 17.
09/07/2012, 01h39 - ATUALIZADO EM 09/07/2012, 01h39
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00