Discussão sobre legalidade de processo contra Demóstenes é destaque — Rádio Senado

Discussão sobre legalidade de processo contra Demóstenes é destaque

LOC: AS COMISSÕES APROVARAM NESTA SEMANA PROPOSTAS COMO A CRIAÇÃO DA "BOLSA-ARTISTA" E O AUMENTO DA APOSENTADORIA DE QUEM DEPENDE DE CUIDADOR. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM DEBATERAM A LEGALIDADE DO PROCESSO DE CASSAÇÃO DO MANDATO DE DEMÓSTENES TORRES. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

TÉC: O projeto que determina a perda do mandato do senador goiano Demóstenes Torres está pronto para ser votado no plenário do Senado, o que deve ocorrer na próxima quarta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça concluiu que o Conselho de Ética seguiu os procedimentos legais. A CCJ acatou o relatório do senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, que não viu violação dos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa. 

(TAQUES) O representado foi devidamente assistido por advogado, teve acesso a todas as provas, bem como ao direito de produzi-las dentro do juízo de conveniência do colegiado. 

(REPÓRTER) Já o advogado de Demóstenes Torres, Antonio Carlos de Almeida Castro, disse que a acusação contra o senador nunca ficou clara, prejudicando o trabalho da defesa. 

(KAKAY) Como imputar a esse homem trabalhar aqui pelo jogo do bicho, por essa quadrilha que se diz do Carlinhos Cachoeira, se ele nunca comentou com nenhum dos senhores, nunca pediu nada a nenhum dos senhores? 

(REPÓRTER) E a CPI Mista do Cachoeira convocou o ex-presidente da Delta Fernando Cavendish, o ex-diretor-geral do DNIT Luiz Antonio Pagot e o prefeito de Palmas, Raul Filho. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, afirmou que a CPI acertou ao aprovar os requerimentos. 

(VIANA) Por parte do relator há uma intenção de esclarecer e de apurar a ação dessa organização criminosa. 

(REPÓRTER) Também houve aprovação de projetos nas comissões. A de Assuntos Sociais disse "sim" ao aumento da aposentadoria de quem depende de assistência permanente de um cuidador. A ideia é do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, que explicou a medida. 

(PAIM) Que seja garantido a ele mais 25 por cento para ele pagar esse acompanhante e não ter vida de abandono total. 

(REPÓRTER) O projeto segue para a Câmara, assim como a proposta aprovada pela Comissão de Educação que cria a "Bolsa-Artista", para financiar talentos em formação a partir dos 14 anos. Autor da iniciativa, o senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, espera melhorar a formação educacional dos jovens. 

(INÁCIO) Você vê que nas Olimpíadas vários atletas que foram classificados são atletas que estavam com bolsas do Ministério do Esporte. 

(REPÓRTER) A Comissão de Educação aprovou ainda a possibilidade de creches do governo que atendem crianças de até cinco anos ficarem abertas durante as férias.
06/07/2012, 12h44 - ATUALIZADO EM 06/07/2012, 12h44
Duração de áudio: 02:29
Ao vivo
00:0000:00