Rússia pode retomar em breve a importação de carne brasileira — Rádio Senado

Rússia pode retomar em breve a importação de carne brasileira

LOC: A RÚSSIA PODE RETOMAR EM BREVE A IMPORTAÇÃO DE CARNE PRODUZIDA NO BRASIL.

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA POR PARLAMENTARES DA FEDERAÇÃO RUSSA EM VISITA, NESTA TERÇA-FEIRA, À COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA DO SENADO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) Os senadores da Federação Russa vieram ao Brasil com o objetivo de discutir questões ligadas ao setor agropecuário e às relações comerciais entre os dois países. O presidente da comissão de política agrária e alimentar da Rússia, senador Gennady Gorbunov, confirmou a possibilidade de seu país suspender o embargo à importação da carne brasileira, em vigor desde o ano passado. Gorbunov elogiou o desenvolvimento do agronegócio no Brasil, e defendeu maior cooperação entre os dois países.

(DEMÓSTENES TORRES) TRADUÇÃO: Nós estamos muito contentes pelos êxitos do Brasil na área de agricultura nos últimos anos, e conforme a nossa reunião no ministério de agricultura do Brasil, queríamos sublinhar que temos grande interesse em desenvolver a cooperação na área de agricultura com o Brasil. 

(REPÓRTER) Durante a audiência, os parlamentares da Federação Russa foram apresentados ao sistema de rastreabilidade de animais desenvolvido pela Confederação Nacional de Agricultura. Na avaliação do senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso, que presidiu a reunião, é importante que os parlamentares russos conheçam o modelo nacional.

(WALDEMIR MOKA) Eu acho que é uma coisa que é interessante que os senadores possam ter uma ideia de como nós tratamos aqui essa questão da origem no caso do boi ou do suíno, enfim, mas especificamente da nossa carne do boi, e eu acho que é importante que eles tenham uma noção do nosso sistema de como funciona a rastreabilidade aqui no Brasil. 

(REPÓRTER) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, defendeu a qualidade da carne nacional, e destacou a tecnologia aplicada no seu estado.

(ANA AMÉLIA) Eu sou de um estado que está na lista das restrições que a Rússia impôs no caso da carne, que é um estado que aplica tecnologia de alta produção, rastreabilidade, agricultura de alta precisão, muito avançado nesse setor.

(REPÓRTER) Antes de visitar o Senado brasileiro, os parlamentares russos participaram de reunião com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. 

03/07/2012, 08h00 - ATUALIZADO EM 03/07/2012, 08h00
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00