Hélio Bicudo apresenta pesquisa que mostra rota do tráfico no BR — Rádio Senado

Hélio Bicudo apresenta pesquisa que mostra rota do tráfico no BR

LOC: A COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE INVESTIGA O TRÁFICO NACIONAL E INTERNACIONAL DE PESSOAS OUVIU NESTA QUARTA-FEIRA O JURISTA HÉLIO BICUDO. 

LOC: ELE APRESENTOU UMA PESQUISA REVELANDO A SITUAÇÃO DESSE TIPO DE CRIME NO BRASIL E AS PRINCIPAIS ROTAS DO TRÁFICO. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES: 

TÉC: O jurista Hélio Bicudo afirmou que a pesquisa sobre tráfico de mulheres, crianças e adolescentes no país para fins sexuais revelou uma estreita relação entre pobreza e exploração. Prova disso, segundo ele, é que a maior partes das rotas está nas regiões Norte e Nordeste. A seguir vêm as regiões Sudeste, Centro Oeste e Sul. No total, o Brasil tem hoje 241 rotas de tráfico de pessoas. O jurista também revelou que o tráfico internacional de pessoas tem como foco principal mulheres adultas enquanto as rotas domésticas estão ligadas a crianças e adolescentes. Hélio Bicudo também falou de uma situação que choca o País: o assassinato de meninos e meninas para a retirada e a venda de seus órgãos. Ele afirmou que fica assustado quando vê campanhas para doação de órgãos. 

(Hélio Bicudo): Eu fico meio apavorado com os resultados dessas campanhas que elas vão redundar muitas vezes na eliminação de crianças e de pessoas em situação de risco. 

(Patrícia) – Para a Presidente da CPI, senadora Vanessa Graziotin, do PCdoB do Amazonas é muito importante que o País comece a enxergar essa realidade. Ela acredita que o jurista pode contribuir para isso.  

(Vanessa): Ele tem atuado sobre muito nessa questão da extração de órgãos e levanta essa questão até chamando a atenção da sociedade da eliminação, na maior parte das vezes de meninos, meninas, crianças com o objetivo da extração de órgãos que é utilizado depois em outra pessoa. E isso a sociedade não enxerga. 

(Repórter): A relatora da CPI que investiga o tráfico nacional e internacional de Pessoas, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, lembrou que agora é o momento de mexer na legislação penal: 

(Lídice): Esse é um momento extremamente rico para que nós possamos ter esse debate e avançarmos rapidamente na apresentação de uma proposta porque o momento em que o Senado Federal faz uma revisão do código penal. 

(Repórter): O relatório com a conclusão dos trabalhos da CPI deve ser apresentado em agosto.
27/06/2012, 12h47 - ATUALIZADO EM 27/06/2012, 12h47
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00