Comissão quer que Patriota explique posição do Brasil na crise do Paraguai — Rádio Senado

Comissão quer que Patriota explique posição do Brasil na crise do Paraguai

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES QUER QUE O MINISTRO ANTÔNIO PATRIOTA EXPLIQUE A POSIÇÃO DO BRASIL SOBRE A QUEDA DE FERNANDO LUGO NO PARAGUAI. 

LOC: CONFIRA AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.

(REPÓRTER) Está marcada para o dia 11 de julho, mas pode ser antecipada em comum acordo com o Itamaraty, a reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado com o Ministro da pasta no governo brasileiro, Antonio Patriota. Fernando Lugo caiu da presidência do Paraguai na sexta-feira da semana passada, após um processo de impeachment conduzido pelo Congresso daquele país. Mas o afastamento dele não tem sido muito bem visto pelos governos de diversos países da região e pelo próprio ex-presidente, que tem se utilizado de expressões como "golpe parlamentar" para descrever o processo de substituição-relâmpago no Poder Executivo paraguaio. O Brasil por enquanto tem procurado tomar posições em comum acordo com seus parceiros do Mercosul e da Unasul, e são posições como estas que o senador Sergio Souza do PMDB do Paraná entendem que precisam ser melhor explicadas no Senado brasileiro.

(SERGIO SOUZA) Tivemos uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária inclusive com a presença de agricultores brasileiros, manifestando sua preocupação com as relações econômicos entre o Brasil e o Paraguai, entre o Mercosul e o Paraguai. Num possível embargo ou retirada do Paraguai do Mercosul, isto pode causar uma instabilidade econômica no Paraguai e por conseqüência aos brasileiros que lá vivem e também para empresários brasileiros, que para lá exportam seus produtos.

(REPÓRTER) Também o presidente da Comissão, senador Fernando Collor do PTB de Alagoas, manifesta sua preocupação.

(FERNANDO COLLOR) Esta reação não contribuirá decisivamente para o relacionamento com o novo Governo, que já manifestou como é natural desejo de aproximação com o Brasil. Inclusive prometendo proteção a nossos centenas de milhares de nacionais, os chamados "brasiguaios", que vale ressaltar já solicitaram ao Governo brasileiro o reconhecimento do novo presidente paraguaio.

(REPÓRTER) Está na Comissão, mas ainda será analisado, um pedido para ouvir também o ex-presidente Fernando Lugo.
27/06/2012, 02h42 - ATUALIZADO EM 27/06/2012, 02h42
Duração de áudio: 02:02
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00