Mistura entre democracia e religião é o tema do debate — Rádio Senado

Mistura entre democracia e religião é o tema do debate

LOC: A MISTURA ENTRE A DEMOCRACIA E A RELIGIÃO FOI O TEMA DA PALESTRA DESTA SEGUNDA-FEIRA DO FÓRUM SENADO BRASIL 2012. REPÓRTER LARISSA BORTONI.
 
(Repórter) A religião está muito mais misturada com a política do que pensamos. Essa relação foi debatida pelo doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Sérgio Paulo Rouanet. Exemplos mais explícitos do integrismo podem ser facilmente percebidos no fundamentalismo islâmico, ou no ortodoxismo judeu, mas podem ser encontrados bem mais perto de nós. O cientista político explicou que o integrismo, que é a corrente religiosa, que não admite alterações doutrinárias ou litúrgicas na religião em oposição à sociedade moderna, ganhou força nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro.
 
(Paulo Sérgio Rouanet) Se dependesse da direita religiosa que passou a mandar no país, a bíblia se transformaria numa fonte de legitimidade superior à da Constituição, o que quase ocorreu. 

(Repórter) Situação similiar aconteceu no Rio de Janeiro. Sérgio Rouanet lembrou que em 2004, o criacionismo passou a ser ensinado nas aulas de religião em escolas públicas.
 
(Paulo Sérgio Rouanet) Em 2004, o governo do Estado do Rio de Janeiro, que em 2002 havia sancionado uma lei estabelecendo o ensino confessional nas escolas estaduais decidiu que a doutrina criacionista seria ensinada nas aulas de religião. É a primeira vitória do integrismo anti-darwinista no país em cuja capital Darwin aportou em 1832.
 
(Repórter) O Fórum Brasil Senado 2012 continua amanhã com a participação do professor de Filosofia da USP, Franklin Leopoldo e Silva. A discussão será sobre ética, moral e política.
 
25/06/2012, 08h38 - ATUALIZADO EM 25/06/2012, 08h38
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00