Jorge Viana quer proibir cobrança de taxa para cadastro de crediário — Rádio Senado

Jorge Viana quer proibir cobrança de taxa para cadastro de crediário

LOC: O SENADOR JORGE VIANA QUER PROIBIR A COBRANÇA DE TARIFA DE CADASTRO E ABERTURA DE CRÉDITO AO CONSUMIDOR.
 
LOC: ELE APRESENTOU PROJETO DE LEI PARA ACABAR COM O PROCEDIMENTO CONSIDERADO ABUSIVO POR VÁRIOS JUIZADOS E ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR EM TODO O PAÍS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.

(Repórter) Atraído pela propaganda de juro zero, o consumidor vai fechar o financiamento do carro e descobre que na verdade tem que pagar uma taxa de cadastro de mil reais. O que fazer? Os bancos se baseiam em uma resolução do Banco Central para cobrar dos clientes. Já dirigentes e representantes de Procons de todo país, além de algumas decisões judiciais, se manifestaram pela ilegalidade da Tarifa de Cadastro e Abertura de Crédito. Para acabar com a confusão, o senador Jorge Viana, do PT do Acre, quer firmar em lei o entendimento de que a cobrança é abusiva.
 
(Jorge Viana) Os bancos agora encontram um artifício de manter seus ganhos. Cobrando taxas absurdas na hora de você acertar o crédito, na hora de você acessar um recurso do próprio banco. Ou seja, é uma cobrança disfarçada.
 
(Repórter) O projeto de lei apresentado por Jorge Viana vai passar pela análise de duas comissões no Senado: as de Assuntos Econômicos e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.
22/06/2012, 01h13 - ATUALIZADO EM 22/06/2012, 01h13
Duração de áudio: 01:03
Ao vivo
00:0000:00