Economista diz que classe média deve pagar por universidade pública — Rádio Senado

Economista diz que classe média deve pagar por universidade pública

LOC: A FRENTE PARLAMENTAR MISTA DA EDUCAÇÃO RECEBEU PARA UMA REUNIÃO, NESTA QUARTA-FEIRA, O SECRETÁRIO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS DA SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, ECONOMISTA RICARDO PAES DE BARROS. 

LOC: ELE DEFENDEU QUE AS FAMÍLIAS DE CLASSE MÉDIA PAGUEM POR CURSOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. AS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA: 

TEC: Ricardo Paes de Barros trabalha na elaboração de um Programa que objetiva melhorar o sistema educacional brasileiro, voltado especificamente para a pré-escola. E, na entrevista coletiva que concedeu após a reunião, o economista deixou claro que defende que as famílias de classe média e alta passem a pagar por cursos nas universidades públicas.

(RICARDO PAES DE BARROS): O que a gente devia fazer no Brasil também é incentivar as famílias a gastarem mais com educação. Por exemplo Universidade pública e gratuita para não-pobres, este é um gasto com educação que a gente podia induzir as famílias a ter. Isto é o que acontece por exemplo no Chile. Se você é classe média-alta, rico e colocou o seu filho na Universidade pública, mais do que bem vindo, só que daí você vai pagar a Universidade. 

(REPÓRTER): Ricardo Paes de Barros disse que a filosofia da proposta é garantir mais dinheiro para ser investido na educação dos mais pobres. Disse também que a medida estaria articulada com a não-necessidade de se investir 10% do PIB na educação: 

(RICARDO PAES DE BARROS): A nossa preocupação é como melhor usar os recursos que temos, tá certo? Na verdade o Brasil mesmo quando está gastando 5%, ele já está entre os 10% dos países do mundo que mais gastam com educação. Dois países que despontam como lá na frente em educação, como Chile e Coréia, eles gastam 4%. Eles chegam a 7%, 8% porque o setor privado gasta muito.

(REPÓRTER): A proposta de investir 10% do PIB na Educação é defendida pela "Frente Parlamentar" para fazer parte do novo "Plano Nacional", que está em análise na Câmara dos Deputados, e depois de aprovado virá ao exame do Senado. O secretário Ricardo Paes de Barros disse também que o Governo estuda implantar no Brasil o sistema americano de avaliação de professores, em que os docentes melhor classificados recebem salários maiores.
20/06/2012, 01h37 - ATUALIZADO EM 20/06/2012, 01h37
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00