Debates promovidos pelo governo brasileiro terminam nesta terça — Rádio Senado

Debates promovidos pelo governo brasileiro terminam nesta terça

LOC: TERMINAM NESTA TERÇA-FEIRA OS DIÁLOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - A SÉRIE DE DEBATES PROMOVIDA PELO GOVERNO BRASILEIRO NA RIO + 20.
 
LOC: FORAM QUATRO DIAS DE DISCUSSÕES SOBRE DEZ TEMAS , O ÚLTIMO DELES, ABORDOU A POLUIÇÃO DOS OCEANOS. AS INFORMAÇOES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA:
 
(Repórter) Além de dez debatedores em cada um dos dez paineis de discussão, os Diálogos Sobre Desenvolvimento Sustentável contaram com a participação de representantes de movimentos sociais de diferentes países, além de empresários, cientistas e autoridades reunidas no RioCentro. O senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, que era presidente da República há 20 anos, quando ocorreu a Rio 92, acompanhou o painel sobre Águas. Ele lembrou que na primeira conferência da ONU sobre meio ambiente, em 1976 em Estocolmo, o tema água já recebeu grande destaque. Para Collor, a sociedade hoje está atrasada na busca de soluções para os problemas que envolvem tanto água potável quanto a dos oceanos.
 
(Fernando Collor) Quando cheguei lá me chamou a atençao o número de seminários e de palestras que estavam ocorrendo naquele mes em estocolmo. isso em 1976, ou seja, eles já estavam nesta época preocupados em tratar desse tema e dessa questao, isso mostra que estamos chegando com um pouco de atraso no trato dessa questão.
 
(Repórter) Do painel sobre Águas foram encaminhadas três sugestões para o encontro de cúpula da Rio+20: Assegurar o suprimento de água por meio da proteção da biodiversidade dos ecossitemas; implantar o acesso irrestrito à água e garantir a participação plena dos povos nas iniciativas de conservação da natureza. Collor elogiou a qualidade do debate: (COLLOR) agua é vida e sem ela nao temos condiçoes de sobrevivencia no planeta e em funçao disso tudo acho que as sugestóes feitas ali só se pode acontecer em relaçao à água se tivermos um saneamento básico que funcione. então fico satisfeito com o resultado e a qualidade do debate tratado aqui. 

(Repórter) O senador Inácio Arruda, do PCdoB do Ceará, esteve no debate sobre Cidade Sustentável e disse que se existe meta de inflação, é preciso uma meta de qualidade de vida nas cidades.
 
(Inácio Arruda) cidade sustentável tem que tratar seus recursos hidricos, seus mananciais, é ter cem por cento de rede de esgoto nas cidades, é ter cem por cento de abastecimento de água, é você garantir essa infraestrutura básica para garantir a qualidade de vida, tirar as moradias em áreas de risco que é algo comum...

(Repórter) O encontro de cúpula da Rio+20, com mais de cem chefes de Governo e de Estado começa nesta quarta-feira. O objetivo é assinar um documento final com as diretrizes sobre desenvolvimento sustentável para os próximos anos.
19/06/2012, 12h30 - ATUALIZADO EM 19/06/2012, 12h30
Duração de áudio: 02:49
Ao vivo
00:0000:00