Será realizada nesta sexta a I Cúpula Mundial dos Legisladores — Rádio Senado

Será realizada nesta sexta a I Cúpula Mundial dos Legisladores

LOC: PARLAMENTARES DE MAIS DE 80 PAÍSES PARTICIPAM NESTA SEXTA-FEIRA, NO RIO DE JANEIRO, DA PRIMEIRA CÚPULA MUNDIAL DOS LEGISLADORES. 

LOC: PARA O SENADOR CÍCERO LUCENA, O EVENTO É UM DOS MAIS IMPORTANTES DA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA RIO MAIS 20, A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A primeira Cúpula Mundial dos Legisladores vai reunir na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro cerca de 300 parlamentares de 85 países. Durante três dias, eles devem discutir como acompanhar e fiscalizar as ações dos governos para colocar em prática os acordos assumidos durante a Rio+20 pelos chefes de Estado. Os deputados e senadores também devem debater o papel dos parlamentos na elaboração de políticas relacionadas às mudanças climáticas e de leis que promovam o desenvolvimento sustentável, conciliem o crescimento econômico, a preservação do meio ambiente e a erradicação da miséria. O evento é organizado pela Globe International, uma entidade que reúne parlamentares de diversos países. Para o senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, que é o presidente da instituição no Brasil, o evento é um dos mais importantes da programação oficial da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre meio Ambiente. 

(Cícero Lucena) “Não podemos esquecer que para concretizar qualquer acordo nas reuniões promovidas pela ONU é necessário que haja consenso. E isto não basta. As decisões emandas ainda precisam ser confirmadas pelos parlamentos dos Estados signatários. Daí a importância de que as decisões do Rio+20 sejam convergentes com as propostas surgidas na primiera cúpula mundial dos legisladores” 

(Repórter) Devem participar da Cúpula Mundial dos Legisladores os presidentes de 38 parlamentos. O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, foi convidado para fazer o discurso de abertura do evento. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, vai apresentar uma versão preliminar do protocolo de intenções em defesa do desenvolvimento sustentável. O texto vai servir de base para o documento que deve ser assinado pelos legisladores.
14/06/2012, 07h52 - ATUALIZADO EM 14/06/2012, 07h52
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00