Especialistas lançam alerta sobre situação da economia brasileira — Rádio Senado

Especialistas lançam alerta sobre situação da economia brasileira

LOC: A SITUAÇÃO DA ECONOMIA BRASILEIRA É PREOCUPANTE E MEDIDAS URGENTES DEVEM SER TOMADAS PARA QUE O PAÍS VOLTE A CRESCER.
 
LOC: O ALERTA FOI DADO PELOS ECONOMISTAS DÉRCIO MUNHOZ E JOÃO SICSÚ QUE PARTICIPARAM DE DEBATE NA REPRESENTAÇÃO BRASILEIRA NO PARLAMENTO DO MERCOSUL, NESTA SEXTA-FEIRA. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) No mesmo dia em que o IBGE divulgou que a economia brasileira cresceu 0,2% no primeiro trimestre do ano, o economista João Sicsu alertou que a situação é preocupante. Para ele são urgentes as medidas para estimular a economia, inclusive com incentivos fiscais.
 
(João Sicsu) Nós temos que pensar agora em incentivos fiscais. E estímulos fiscais que eu digo não são aqueles estímulos que foram dados até agora. Foram dados até agora, ótimo. Foram dados. Foram corretos de desoneração. É muito importante. Agora tem que fazer estímulo também de gastos, porque estímulo de gasto é aquele que vai com remédio direto na veia da economia.
 
(Repórter) O economista Dércio Munhoz acrescentou ser necessário ainda aumentar a massa salarial.

(Dércio Munhoz) Não vamos esperar que a situação se complique para a gente discutir as formas de como atuar. Que é o problema que nós estamos falando do Mercosul. Que a Argentina vai ter problema seríssimo? Vai. Peru, também. Bolívia, também. Brasil também. 

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, também mostrou preocupação com a agilidade do governo em programas de estímulo à economia.
 
(Ana Amélia) A questão é que o estado seja eficiente. No planejamento. Na forma, na agilidade de resolver essas questões pontuais ou estruturais, que é as que mais precisamos. 

(Repórter) O debate na Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul foi o último de uma série de três encontros e serviu como um preparatório para o seminário "Crise, Estado e Desenvolvimento: Desafios e Perspectivas para a América do Sul", que acontece no dia 25 de junho, no Rio de Janeiro.
01/06/2012, 06h28 - ATUALIZADO EM 01/06/2012, 06h28
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00