CRE aprova acordo entre Brasil e UE que elimina exigência de vistos — Rádio Senado

CRE aprova acordo entre Brasil e UE que elimina exigência de vistos

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU UM ACORDO ENTRE O BRASIL E A UNIÁO EUROPÉIA QUE ELIMINA A NECESSIDADE DE VISTOS PARA VIAGENS DE ATÉ NOVENTA DIAS. 

LOC: A MEDIDA SE APLICA A PESSOAS COM PASSAPORTES COMUNS, MAS NÃO ISENTA O VIAJANTE DE COMPROVAR OS MOTIVOS DA VISITA AO PAÍS EUROPEU E VICE-VERSA. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O acordo poderá simplificar a entrada e a circulação de brasileiros nos países da União Européia e de europeus no Brasil. Mas não garante, por si só, total liberdade de ingresso no país, já que os serviços de imigração têm autonomia para verificar se a pessoa viaja nas seguintes condições: para permanência de até noventa dias, com a finalidade de fazer turismo, visitas familiares, compromissos comerciais, participação em reuniões, conferências e seminários, assinatura de contratos e atividades financeiras ou administrativas, além de participação em competições esportivas e artísticas. O Brasil já havia assinado acordos de isenção de vistos isoladamente com diversos países europeus, a diferença, com este entendimento, é que a isenção passa a valer para todos os países do bloco, à exceção da Irlanda e do Reino Unido. Esses dois países não aderiram ao acordo europeu que aboliu as fronteiras internas a favor de uma fronteira externa única. Para o relator, senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, trata-se de um importante acordo internacional 

(LUIZ HENRIQUE) Há uma nítida percepção de que o acordo produzirá benefícios para o turismo e os negócios entre o Brasil e os países da União Européia 

(REP) O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, elogiou a medida, mas lembrou que muitos brasileiros têm dificuldades de entrar na Europa, como na Espanha, por exemplo (SUPLICY) de que maneira esse tratado afeta as dificuldades que alguns cidadãos brasileiros têm tido para até visitar a Espanha, o que tem sido objeto de preocupação até do Itamaraty. Mas acho positivo que estejamos caminhando na direção de eliminar vistos para os brasileiros estarem visitando os mais diversos países da união européia. 

(REP) O acordo, assinado em Bruxelas em 2010, já foi aprovado na Câmara dos Deputados e segue agora em regime de urgência para o plenário do Senado.
31/05/2012, 01h24 - ATUALIZADO EM 31/05/2012, 01h24
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00