Comissão de Educação debate o tema da economia criativa — Rádio Senado

Comissão de Educação debate o tema da economia criativa

LOC: O MINISTÉRIO DA CULTURA QUER O APOIO DO SENADO PARA O “PLANO BRASIL CRIATIVO” E PARA A VOTAÇÃO DOS PROJETOS A ELE LIGADOS. 

LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO DISCUTIU O TEMA DA ECONOMIA CRIATIVA. ENTENDA A QUESTÃO NESTA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) A Comissão de Educação discutiu a explosão que tem havido em todo o mundo da chamada “Economia Criativa”, um novo conceito na área econômica que reúne a inovação científica, a tecnológica e a cultural e o seu aproveitamento para a geração de renda e empregos para os cidadãos comuns. E apesar da crise que vem abalando a economia mundial já há vários anos, a chamada “Economia Criativa” não parou de crescer, como revelaram números da ONU e do IBGE trazidos pelo administrador Eduardo Saron do “Itaú Cultural”. 

(Eduardo Saron) Os bens e serviços na Economia Criativa tiveram um crescimento anual no mundo de 8,7%. A Economia Criativa saltou de 227 bilhões para 424 bilhões de dólares. Só na Comunidade Comum Européia a Economia Criativa gera 5 milhões de postos de trabalho formal. E o Brasil, em que pese ser a 6ª. economia do mundo, é classificado como 35º. país de bens criativos. A Economia Criativa paga melhor do que os outros setores, paga em média quase que 50% a mais do que os outros setores. Um trabalhador ganha em média dentro do segmento da economia criativa cerca de 2,2 mil reais contra 1,5 mil reais. 

(Repórter) Por causa desta situação a Secretária de “Economia Criativa” do Ministério da Cultura, Claudia Sousa, revelou aos senadores que entregou nesta terça-feira o “Plano Brasil Criativo” para a Casa Civil da Presidência da República. Ela pediu o apoio dos senadores para a aprovação deste Plano quando ele estiver no Congresso e de todos os projetos a ele ligados. A senadora Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul, que presidiu o encontro, acredita que a tendência é que o Senado apóie estas iniciativas. 

(Ana Amelia) Esta Casa e esta Comissão não faltarão ao apoio para este grande avanço que nós teremos, de uma mudança de paradigma e também de patamar. É um upgrade que nós vamos ter que vai impactar sobre a vida de milhares de brasileiros. Conte com nosso apoio aqui na Comissão e também no Senado Federal. 

(Repórter) Segundo os dados mais recentes da ONU a Economia Criativa cresceu em 2008, no auge da crise, 14%, enquanto a economia tradicional diminuiu 12%.
30/05/2012, 01h23 - ATUALIZADO EM 30/05/2012, 01h23
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00