CPI aprova quebra do sigilo nacional da construtora Delta — Rádio Senado

CPI aprova quebra do sigilo nacional da construtora Delta

LOC: A CPI MISTA DO CACHOEIRA APROVOU A QUEBRA DOS SIGILOS DA CONSTRUTORA DELTA NACIONAL. MAS DECIDIU ADIAR A VOTAÇÃO SOBRE A VINDA DOS GOVERNADORES CITADOS NAS INVESTIGAÇÕES.

LOC: NA REUNIÃO DESTA QUARTA-FEIRA, SEIS ENVOLVIDOS NO ESQUEMA DO CONTRAVENTOR CARLOS RAMOS SERÃO OUVIDOS. MAS TRÊS DELES CONSEGUIRAM NA JUSTIÇA O DIREITO DE PERMANECEREM CALADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.

(REPÓRTER) Os integrantes da CPI Mista do Cachoeira aprovaram dezenas de requerimentos de convocação de pessoas ligadas ao contraventor Carlos Ramos, como a ex-mulher dele, Adriana Aprígio. Mas para tentar evitar que fiquem caladas, a CPI aprovou a vinda delas como testemunhas. A Comissão também quebrou os sigilos da construtora Delta nacional. Até então, a CPI contava com as informações das filiais da empreiteira da Região Centro-Oeste. Já o pedido de convocação dos governadores de Goiás, Marconi Perillo; do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho foi adiado devido a uma dúvida quanto aos poderes de a CPI convocar governadores. Para o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, esses políticos não têm tratamento diferenciado.

(Pedro Taques) Se a CPI tem poderes instrutórios do Poder Judiciário, qualquer juiz pode ouvir os governadores como testemunha. Por que a CPI não poderia? Não concordo com isso. A CPI pode sim ouvir governadores.

(REPÓRTER) O senador Randolfe Rodrigues do PSOL do Amapá comemorou a quebra dos sigilos da Delta, mas lamentou a indefinição sobre a vinda dos governadores.

(Randolfe Rodrigues) A CPI deu um passo adiante e dois passos atrás. Me parece que está claro e pacificado um enorme acordo e um poderoso acordo de blindagem para não convocar nem investigar nenhum governador. 

(REPÓRTER) O relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, negou qualquer manobra para blindar os governadores. 

(Odair Cunha) Defendo a convocação dos governadores. Em que momento eles devem comparecer à CPI? Não é neste momento. É importante que a gente conclua a análise da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de toda a organização criminosa para que eles estejam presentes à CPI.

(REPÓRTER) O senador Cássio Cunha Lima do PSDB da Paraíba disse que o governador Marconi Perillo quer se explicar logo à Comissão.

(Cássio Cunha Lima) O governador Marconi Perillo veio pessoalmente entregar uma carta ao presidente da CPI para se colocar à disposição para qualquer esclarecimento que for necessário.

(REPÓRTER) Já o senador José Pimentel do PT do Ceará minimizou a decisão do Supremo Tribunal Federal de garantir o direito dos convocados desta quarta-feira de permanecerem calados.

(José Pimentel) Essa posição não traz nenhum prejuízo porque ela já tem todas as investigações feitas pela Polícia Federal, e ao mesmo tempo depoimentos feitos pelo Ministério Público Federal em juízo. Portanto, ela é uma CPI diferente que já parte de um conjunto de informações.

(REPÓRTER) Deverão permanecer calados o ex-diretor da Delta Centro-Oeste, Cláudio Abreu; o contador da construtora, Rodrigo Dall; o responsável pelo esquema de Cachoeira em Brasília, José Queiroga Neto; e o gerente do jogo do bicho, Lenine de Souza.

LOC: OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DO CACHOEIRA APROVARAM DEZENAS DE REQUERIMENTOS DE CONVOCAÇÃO DE PESSOAS LIGADAS AO CONTRAVENTOR CARLOS RAMOS, COMO A EX-MULHER DELE, ADRIANA APRÍGIO. MAS PARA TENTAR EVITAR QUE FIQUEM CALADAS, A CPI APROVOU A VINDA DELAS COMO TESTEMUNHAS. 

LOC: A COMISSÃO TAMBÉM QUEBROU OS SIGILOS DA CONSTRUTORA DELTA NACIONAL. ATÉ ENTÃO, A CPI CONTAVA COM AS INFORMAÇÕES DAS FILIAIS DA EMPREITEIRA DA REGIÃO CENTRO-OESTE.

LOC: JÁ O PEDIDO DE CO
29/05/2012, 07h19 - ATUALIZADO EM 29/05/2012, 07h19
Duração de áudio: 02:52
Ao vivo
00:0000:00