Governo pode anunciar mais dinheiro para monitorar Amazônia — Rádio Senado

Governo pode anunciar mais dinheiro para monitorar Amazônia

LOC: DURANTE A RIO + 20 PODE SER ANUNCIADA A LIBERAÇÃO DE DINHEIRO PARA APRIMORAR O CONTROLE DO DESMATAMETO NA AMAZÔNIA.  

LOC: A INFORMAÇÃO FOI DIVULGADA NESTA QUARTA-FEIRA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DEBATEU O TRABALHO DA ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA – OTCA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

TÉC: O ministro Clemente Baena Soares, que é o diretor do Departamento de América do Sul Dois, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, disse ser preciso um esforço para que a OTCA ganhe mais visibilidade, inclusive entre os oito países membros, que são os que fazem fronteira com a Amazônia Legal. O ministro afirmou ainda que um passo para isso poderá ser dado em junho, durante a Conferência Rio + 20. 

(CS) São os recursos do Fundo Amazônia do BNDES, que são da ordem de 11,5 milhões de dólares sejam aplicados em todos os países amazônicos no sentido de monitorar o desmatamento. Será, eu acho o primeiro grande projeto que vai abarcar todos os países amazônicos. 

(REP) A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, concordou com o diplomata e propôs um acordo com o Legislativo para ampliar as ações da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. 

(VG) O nosso objetivo é formarmos essa parceria com essa importante organização para que a gente possa contribuir naquilo que for possível e se faça necessário não só na elaboração de políticas que tratem do desenvolvimento sustentável da Amazônia não mais brasileira, mas a Amazônia, que é global. 

(REP) A audiência pública que discutiu o trabalho da OTCA foi em conjunto entre as comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional e a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. O tema OTCA vai ser novamente debatido com as duas comissões durante a Rio + 20.
23/05/2012, 06h07 - ATUALIZADO EM 23/05/2012, 06h07
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00