Senadores comemoram instalação da Comissão da Verdade — Rádio Senado

Senadores comemoram instalação da Comissão da Verdade

LOC: OS SENADORES COMEMORARAM A INSTALAÇÃO DA COMISSÃO DA VERDADE, QUE VAI INVESTIGAR A VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS NA ÉPOCA DA DITADURA. 

LOC: OS EX-PRESIDENTES DA REPÚBLICA E ATUAIS PARLAMENTARES RESSALTARAM QUE NÃO HÁ REVANCHISMO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Parlamentares de diversos partidos participaram da cerimônia de instalação da Comissão da Verdade, que vai investigar pelo prazo de dois anos os crimes de direitos humanos ocorridos na época da Ditadura Militar. O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, ressaltou que o trabalho dos sete integrantes vai esclarecer o que ocorreu com os desaparecidos que lutavam pela redemocratização do país. 

(Sarney) A característica é que através da verdade se buscar uma reconciliação a nível nacional de maneira que todas as famílias envolvidas nesse processo, e que foram vítimas dessa violência, elas possam ter esclarecimento total e possam conhecer o que o que resultou desses fatos. 

REP: O relator do projeto da Comissão da Verdade, senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, ressaltou que a sociedade brasileira pode apostar no trabalho da Comissão. 

(Aloysio) Pode esperar informações para que cada um tenha condições de analisando esses dados formar o seu próprio juízo sobre o que aconteceu nesse período. O importante que é aquilo que está escondido venha à luz e que sirva de lição para nunca mais aconteça no nosso país as violações de direitos humanos que ocorreram naquele período. 

REP: O ex-presidente da República, senador Fernando Collor do PTB de Alagoas, afirmou que apesar de a Comissão não contar com a participação de nenhum militar, não haverá revanchismo no trabalho do colegiado. 

(Collor) Não há nenhum tipo de revanchismo. Se há revanchismo não há verdade. A verdade paira acima de qualquer sentimento menos nobre como esse. 

REP: A senadora Marta Suplicy do PT paulista defende uma investigação de todos os crimes cometidos naquele período. 

(Marta) É uma busca da transparência e da verdade em todas as questões sejam de direitos humanos, atos governamentais e em todos os atos públicos. 

REP: Também o ex-presidente Fernando Henrique afirmou que a investigação deve ser irrestrita. 

(FHC) Faz tanto tempo que não dá para ficar face ainda escondida. Temos que revelar tudo e essa revelação não tem como objetivo colocar alguém na cadeia. Tem como objetivo impedir que se repitam fatos como os que ocorreram. 

REP: O ex-presidente Lula também participou da solenidade que serviu ainda para anunciar que a Lei de Acesso à Informação já está em vigor.
16/05/2012, 01h42 - ATUALIZADO EM 16/05/2012, 01h42
Duração de áudio: 02:22
Ao vivo
00:0000:00