Estudantes e senadores aprovam portal que facilita participação popular — Rádio Senado

Estudantes e senadores aprovam portal que facilita participação popular

LOC: O SENADO LANÇOU MAIS UMA FERRAMENTA NA INTERNET PARA AUMENTAR A INTERATIVIDADE COM O CIDADÃO: O PORTAL E-CIDADANIA

LOC: A INICIATIVA FOI APROVADA POR SENADORES E ESTUDANTES DE DIREITO QUE VISITARAM O SENADO FEDERAL NESTA QUARTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ:  

TEC: Quem acessar o portal e-cidadania vai ter acesso a informações sobre orçamento, administração do Senado, atuação parlamentar e, além disso, poderá sugerir um novo projeto de lei, uma modificação em uma lei já existente ou temas para audiências pública no Senado. Para a senadora Ana Rita, o e-cidadania é mais uma ferramenta para o cidadão que deseja colaborar com o processo legislativo. A senadora, do PT do Espírito Santo, lembra que essa participação também é possível na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa: 

(Ana Rita) O Senado tem a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa que, também, as iniciativas, as propostas de projeto de lei podem ser apresentadas através da Comissão de Direitos Humanos. Mas é uma mais uma ferramenta, mais um espaço, até para que possamos saber o que a população espera e deseja desta Casa. 

(Repórter) Para o senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, o portal é um meio fácil de usar e direto para maior interação do Senado com o cidadão: 

(Valdir Raupp) Através da internet poder dar sugestões, até apresentar projetos, pedidos de audiência pública, então é uma ferramenta realmente muito importante para que o Senado interaja mais e a sociedade interaja mais com o Senado. 

(Rep) estudantes de direito da Unievangélica, de Ceres, Goiás, em visita ao Senado também aprovaram a idéia. Miláida Ribeiro Lima, 18 anos, disse que apresentaria projeto na área do combate à corrupção: 

(Milaida) Eu entraria no site, sim, e mandaria um projeto de lei sobre, talvez, diminuir a corrupção, alguma coisa nesse sentido. 

(Rep) Marina Ribeiro Araújo Brito, 18 anos, concorda com a amiga: 

(Marina) Eu entraria no site, utilizaria, sim, e, como ela, pra fazer melhorias nessa parte da corrupção que está terrível no Brasil ultimamente, que é um grande problema pra gente. 

(Rep) Giordane Ribeiro Lima, 17 anos, já sabia do lançamento do portal e-cidadania do Senado e disse que é importante o cidadão ter voz e ser participante do processo democrático: 

(Giordane) Eu inclusive já tinha ouvido falar, recebi um e-mail do Portal que inaugurou. Eu achei bastante interessante por a gente ter voz. Eu entraria, sim, utilizaria. 

(REP) Você acessa o e-cidadania pelo endereço: www.senado.gov.br / ecidadania. O portal também está no facebook e no twitter. 
16/05/2012, 01h16 - ATUALIZADO EM 16/05/2012, 01h16
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00