Comissão parlamentar vai investigar também o tráfico de órgãos — Rádio Senado

Comissão parlamentar vai investigar também o tráfico de órgãos

LOC: A CPI DO TRÁFICO DE PESSOAS VAI PASSAR A INVESTIGAR TAMBÉM O TRÁFICO DE ORGÃOS.
 
LOC: E A COMISSÃO DE INQUÉRITO VAI AO RIO GRANDE DO NORTE PARA, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, DEBATER O TRÁFICO DE PESSOAS NAQUELE ESTADO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.

(Repórter) A presidente da CPI, a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, explicou que a legislação brasileira é falha, porque prevê apenas o tráfico de pessoas e mais especificamente de mulheres para fins de exploração sexual. No entanto, segundo a senadora, esse crime tem uma dimensão muito maior, inclusive o sequestro para a retirada de órgãos.
 
(Vanessa Grazziotin) Então é óbvio que para você utilizar um órgão, você precisa traficar pessoas. A gente cada dia mais tem recebido notícias que uma causa importante de desaparecimento de crianças no Brasil estaria diretamente vinculada ao tráfico de órgãos. 

(Repórter) Está marcada para quarta-feira que vem uma audiência pública para tratar do tráfico de órgãos e na semana seguinte, como explica a relatora da comissão, a senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, a CPI irá a Natal, capital do Rio Grande do Norte, para discutir com autoridades daquele estado o crime de tráfico de pessoas.
 
(Lídice da Mata) O Rio Grande do Norte, que é um grande destino turístico do Brasil, com a proximidade inclusive maior da Europa, tendo toda a possibilidade de nela acontecer uma rota de tráfico de pessoas.
 
(Repórter) A CPI decidiu ainda enviar técnicos a São Paulo para apurar denúncias de que há naquele estado um esquema de tráfico internacional de pessoas.
16/05/2012, 06h04 - ATUALIZADO EM 16/05/2012, 06h04
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00