Comissão realiza audiência pública no Espírito Santo — Rádio Senado

Comissão realiza audiência pública no Espírito Santo

LOC: MELHOR ATENDIMENTO NAS DELEGACIAS DA MULHER NO ESPÍRITO SANTO. 

LOC: ESSA FOI UMA DAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES APRESENTADAS À COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE INVESTIGA A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, QUE NESTA SEXTA-FEIRA SE REUNIU EM VITÓRIA. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) O Espírito Santo é o estado onde mais mulheres são assassinadas. Segundo pesquisa do Instituto Sangari, são nove vírgula quatro homicídios a cada cem mil mulheres. No Piauí, por outro lado, são 2,6 mortes a cada cem mil. A relatora da CPI, a senadora Ana Rita, do PT capixaba, disse que, justamente preocupadas em reduzir esse índice, as pessoas ouvidas na reunião reivindicaram um funcionamento mais eficiente nas delegacias de atendimento à mulher. 

(Ana Rita) Há uma cobrança para que essas delegacias funcionem 24 horas para que as mulheres sejam atendidas. Mas também foi cobrado que os centros de referência e outros mecanismos de proteção à mulher funcionem, mas em particular as delegacias de atendimento à mulher vítima de violência. 

(Repórter) Ainda de acordo com a senadora Ana Rita, há a possibilidade de que a reivindicação seja atendida. 

(Ana Rita) O governo do estado já está sinalizando com a contratação de novos delegados e delegadas e de novos policiais, justamente suprir as demandas das delegacias que hoje têm dificuldade de pessoal. São poucos os profissionais, por isso que não se tem o atendimento 24 horas. Isso já foi um bom sinal apresentado pelo governo do estado. 

(Repórter) A pesquisa do Instituto Sangari aponta ainda que o Brasil ocupa a sétima posição em homicídios de mulheres. O maior grupo de vítimas tem entre 20 e 29 anos e 27% dos agressores são os maridos.
11/05/2012, 08h08 - ATUALIZADO EM 11/05/2012, 08h08
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00