Senado aprova MP que libera R$ 533 milhões para Defesa Civil — Rádio Senado

Senado aprova MP que libera R$ 533 milhões para Defesa Civil

LOC: OS SENADORES APROVARAM NESTA QUARTA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE AUTORIZOU A LIBERAÇÃO DE 533 MILHÕES DE REAIS PARA A DEFESA CIVIL. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) A maior parte do dinheiro, 450 milhões de reais, foi para o Ministério da Integração Nacional. Os recursos serviram para ajudar as vítimas de desastres naturais em ações como compra de cestas básicas e agasalhos, além da montagem de abrigos emergenciais para as pessoas atingidas por enchentes e secas. O Ministério da Defesa ficou com 77 milhões de reais, dinheiro usado pelas Forças Armadas em operações de salvamento e atendimento médico das vítimas. Já o Ministério da Ciência e Tecnologia recebeu seis milhões de reais para a compra dos radares que vão permitir o funcionamento do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais. O relator da medida provisória, senador Lobão Filho, do PMDB do Maranhão, defendeu a aprovação da matéria.
 
(Lobão Filho) Entendemos que o crédito extraordinário aberto pelo Executivo é indispensável ante a necessidade urgente de intervenção do Poder Público para minimizar os efeitos dos desastres naturais bem como para a sua adequada prevenção.
 
(Repórter) O senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo, reconheceu a urgência na adoção de medidas preventivas na área de defesa civil. Ele lembrou, no entanto, que a medida provisória foi editada há cinco meses. E desde, então, o dinheiro já poderia ter sido liberado. Mas até agora, segundo o senador Aloysio Nunes, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais não recebeu nenhum real.
 
(Aloysio Nunes) Zero, nada. E zero de empenho também, o que é pior. Quer dizer, não fizerem nada para implantar o Centro nacional de monitoramento que permitiria, uma vez concluído, prevenir os desastres naturais decorrentes de fenômenos atmosféricos. 

(Repórter) A medida provisória aprovada pelo Senado segue para a sanção presidencial.
09/05/2012, 05h28 - ATUALIZADO EM 09/05/2012, 05h28
Duração de áudio: 01:46
Ao vivo
00:0000:00