Comissões mistas debatem MPs com representantes de três ministérios — Rádio Senado

Comissões mistas debatem MPs com representantes de três ministérios

LOC: AS COMISSÕES QUE ESTÃO DISCUTINDO AS MEDIDAS PROVISÓRIAS 563 E 564 OUVIRAM REPRESENTANTES DE TRÊS MINISTÉRIOS NESTA TERÇA-FEIRA.

LOC: COMPARECERAM À AUDIÊNCIA PÚBLICA REPRESENTANTES DA FAZENDA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: 

(Repórter) A MP 563 institui o programa de incentivo à inovação tecnológica e ainda amplia o processo de desoneração da folha de pagamento de setores de serviços e da indústria de transformação. O relator da proposta no Senado é o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima. Jucá apontou que a medida já recebeu um grande número de emendas 

(Romero Jucá) A medida provisória 563 é uma medida provisória bastante extensa, complexa, com diversos temas, e nós estamos debruçados sobre centenas de emendas que nós tivemos, nos mais diversos caminhos. 

(Repórter) Já a medida provisória 564 permite que a união coloque 45 bilhões de reais no BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento econômico e social, para ampliar capacidade do banco de fornecer crédito de longo prazo. O relator da medida na Câmara, deputado Danilo Fortes, do PSDB do Ceará, lamentou que o projeto envolva somente o BNDES e não privilegie outras instituições fomentadoras como o Banco do Nordeste. 

(Danilo Fortes) Então o Banco do Nordeste do Brasil, pra se habilitar, para ter um poder maior de execução, já que ele é responsável por 67% dos financiamentos de longo prazo de toda a indústria nordestina, porque não um aporte de capital também para o Banco do Nordeste? 

(Repórter) O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, elogiou a atuação do Banco do Nordeste, mas lembrou que a instituição ainda possui capacidade de empréstimo e a ampliação de seu capital pode acontecer posteriormente. 

(Nelson Barbosa) Tem capacidade ainda de empréstimo a ser utilizada. Entendemos a preocupação mas acho que não chegou no momento, não é preciso colocar obrigatório para o ano que vem 

(Repórter) As duas comissões promovem nova audiência pública conjunta na próxima quinta-feira, às nove e meia da manhã.
08/05/2012, 07h50 - ATUALIZADO EM 08/05/2012, 07h50
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00