Braga vai convidar Mantega para explicar mudanças na caderneta de poupança — Rádio Senado

Braga vai convidar Mantega para explicar mudanças na caderneta de poupança

LOC: O LÍDER DO GOVERNO NO SENADO VAI CONVIDAR O MINISTRO DA FAZENDA PARA FALAR SOBRE MUDANÇAS NA CADERNETA DE POUPANÇA EM AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. 

LOC: OS SENADORES TAMBÉM QUEREM SABER POR QUE A REDUÇÃO DE JUROS AINDA NÃO CHEGOU AOS CONSUMIDORES. ELES DEFENDEM AINDA A DIMINUIÇÃO DO IMPOSTO SOBRE OPERAÇÕES FINANCEIRAS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) A Comissão de Assuntos Econômicos deve votar nesta terça-feira um requerimento do líder do governo, senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, convidando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para explicar as mudanças feitas na caderneta de poupança. A correção das novas contas de poupança e dos novos depósitos será feita pela taxa básica de juros, a chamada Selic. Já as poupanças antigas terão o rendimento equivalente a 6,17% mais a Taxa Referencial por ano. Eduardo Braga considera importante a presença do ministro para falar sobre a poupança. Mas adiantou que Mantega terá de explicar porque a redução dos juros não está chegando aos consumidores. 

(Eduardo Braga) Não só da queda de juros da Selic, mas a queda de juros real para mim e para você, que precisam de crédito pessoal, que precisam usar o cartão de crédito, o limite de cheque especial, que precisam comprar a geladeira financiada, motocicleta financiada. É para essas pessoas. Não adianta nada a taxa Selic continuar caindo como vinha caindo e isso não ser reproduzido em ganhos para o cidadão. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, fará uma audiência pública sobre as mudanças na poupança. No encontro, ele vai defender redução do Imposto Sobre Operações Financeiras, o IOF, cobrado, por exemplo, nos empréstimos, financiamentos, compras parceladas e até no uso do cheque especial. O imposto passou de 0,38% para 6,38% no ano passado. 

(Paulo Paim) Precisamos com clareza saber como fica a poupança e um outro tema que será levantado aqui é a questão do IOF, porque cresceu muito se olharmos o que se pagava no passado. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, afirmou que a vinda do ministro é indiferente porque a oposição vai mudar a medida provisória. 

(Alvaro Dias) Essa estratégia é do governo. Traz o ministro e ele justifica. Mas nós vamos apresentar um substitutivo à proposta do Executivo. Ao invés de reduzir os ganhos da poupança, vamos aumentar os ganhos da poupança. 

(Repórter) Por ser convite, o ministro da Fazenda poderá definir a data da audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos. Mas ele deverá comparecer ao Congresso Nacional o quanto antes para garantir a aprovação da medida provisória antes do recesso de julho.
07/05/2012, 07h14 - ATUALIZADO EM 07/05/2012, 07h14
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00