Cachoeira vai prestar depoimento à comissão dia 17 de maio — Rádio Senado

Cachoeira vai prestar depoimento à comissão dia 17 de maio

LOC: O CONTRAVENTOR CARLINHOS CACHOEIRA VAI PRESTAR DEPOIMENTO À CPI MISTA DO CACHOEIRA NO DIA 17 DE MAIO. ANTES DELE, FALAM NA PRÓXIMA SEMANA OS RESPONSÁVEIS PELAS INVESTIGAÇÕES DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DE AUTORIDADES E PARLAMENTARES. 

LOC: OS INTEGRANTES DA COMISSÃO TAMBÉM APROVARAM MAIS DE CINQUENTA REQUERIMENTOS, ENTRE ELES, OS DE QUEBRA DE SIGILOS DO CONTRAVENTOR. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Pelo plano de trabalho do relator da CPI Mista do Cachoeira, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, aprovado pelos integrantes da Comissão, os primeiros a serem ouvidos sobre o esquema do contraventor Carlos Ramos serão os delegados e procuradores responsáveis pelas investigações. Eles deverão detalhar as Operações da Polícia Federal Vegas e Monte Carlo na terça e quinta-feira. No dia 17, será a vez de Carlinhos Cachoeira responder às perguntas dos integrantes da CPI. Já o senador Demóstenes Torres de Goiás deverá falar sobre seu eventual envolvimento com Cachoeira no dia 31 de maio. Na reunião dessa quarta-feira, os deputados e senadores aprovaram também mais de 50 requerimentos de convocação de pessoas ligadas ao contraventor, além das quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico de Cachoeira. O relator, deputado Odair Cunha, declarou que essas informações vão ajudar a CPI a desvendar todo o esquema do contraventor. 

(Odair Cunha) Diria que a quebra do sigilo bancário e fiscal é essencial para compreendermos e termos uma noção melhor de que ele fez nos últimos dez anos. Conseguimos estabelecer um mapa de trabalho. E este mapa de trabalho vai fazer com que possamos dar uma resposta à altura à sociedade brasileira, que é desmontar essa quadrilha. 

(Repórter) Os integrantes da Comissão vão investigar o que o relator chamou de organização criminosa liderada por Cachoeira e a participação no esquema de agentes públicos e privados, incluindo políticos e empresários, como Fernando Cavendish, dono da construtora Delta. O presidente da CPI, senador Vital do Rêgo do PMDB da Paraíba destacou que desta maneira o foco da Comissão está bem definido. 

(Vital do Rêgo) Ao propor um plano que atingia todos os vetores da operação criminosa, que se estendeu pelo país a partir da região Centro Oeste. Vamos buscar os elementos que estão chegando, mesmo paulatinamente à Comissão, os documentos das Operações, vamos buscar a própria fundamentação que a Comissão precisa para daquilo que já foi feito pelo Ministério Público aprofundar as investigações e contribuir para a elucidação de tudo aquilo que a sociedade deseja. 

(Repórter) Na reunião do dia 15 de maio, os integrantes da CPI do Cachoeira vão decidir se convocam os governadores, policiais e integrantes do Poder Judiciário citados nos dois inquéritos da Polícia Federal.
02/05/2012, 09h56 - ATUALIZADO EM 02/05/2012, 09h56
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00