Amorim: País deve valorizar Forças Armadas para ter destaque internacional — Rádio Senado

Amorim: País deve valorizar Forças Armadas para ter destaque internacional

LOC: MINISTRO DA DEFESA DIZ QUE É PRECISO VALORIZAR AS FORÇAS ARMADAS PARA QUE O BRASIL CONTINUE A TER POSIÇÃO DE DESTAQUE NO CENÁRIO INTERNACIONAL.  

LOC: NESTA QUINTA-FEIRA, CELSO AMORIM PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL. ELE FALOU DA SITUAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: Celso Amorim disse que o acompanhamento da política de defesa pelo Congresso Nacional é essencial considerando a crescente estatura internacional do Brasil. Ele destacou que o País festeja ser a sexta economia do mundo, mas isso impõe mais responsabilidades. E que os investimentos na área têm aumentado, mas ainda são baixos, se comparado aos outros países dos Brics, Rússia, Índia, China e África do Sul. O Brasil gasta menos de 1 e meio por cento do PIB em defesa, enquanto a média dos BRICS é de 2,4. 

(AMORIM) Embora esteja muito longe do ideal, há um certo crescimento, que tem que se manter e continuar porque se nós queremos poder falar nas mesas internacionais como um dos Brics nosso orçamento vai ter que chegar à média deles 

(REP) Celso Amorim afirmou que é preciso fortalecer a tendência de cooperação entre os vizinhos na America do Sul para que seja uma zona de paz e segurança. Ele destacou o alto grau de profissionalismo das Forças Armadas, e pediu a valorização pela sociedade do papel dos militares para que tenham melhores condições de vida e trabalho.  

(AMORIM) defesa não é delegável, cada país tem que ter a sua, ele pode até cooperar com outros, pode até compartilhar recursos com outros, mas não pode delegar sua defesa a ninguém e é dentro dessa concepção que temos procurado agir. 

(REP) O senador Aloysio Nunes, do PSDB de São Paulo salientou que as Forças Armadas Brasileiras precisam de mais recursos 

(ALOÍSIO NUNES) nossa comissão de relações exteriores do senado tem sempre sido solícita com relação a defesa como tem que ser pela importância do tema... mas creio que há um problema que precisa ser encarado pelo poder executivo de uma maneira mais eficaz do que tem sido. 

(REP) O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, sugeriu que a Comissão de Relações Exteriores promova uma audiência para discutir exclusivamente a baixa remuneração dos militares no Brasil. Da Rádio Senado, Nara Ferreira. 

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES TAMBÉM PROMOVEU NESTA QUINTA-FEIRA UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM O PRESIDENTE INTERNACIONAL DA ORDEM ROSACRUZ, CHRISTIAN BERNARD, SOBRE O MEIO AMBIENTE E A AGENDA DA RIO + 20. 

LOC: O ENCONTRO FOI PEDIDO PELO SENADOR MOZARILDO CAVALCANTE, DO PTB DE RORAIMA. A ORDEM ROSACRUZ É UMA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL, DE CARÁTER CULTURAL, QUE TEM POR OBJETIVO DESPERTAR E DESENVOLVER NO SER HUMANO O POTENCIAL PARA UMA VIDA EQUILIBRADA, DE ACORDO COM AS LEIS DA NATUREZA E DO UNIVERSO.
26/04/2012, 01h30 - ATUALIZADO EM 26/04/2012, 01h30
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00