Subcomissão debate preservação de rios transfronteiriços — Rádio Senado

Subcomissão debate preservação de rios transfronteiriços

LOC: O BRASIL AINDA DÁ MUITO POUCO VALOR À ÁGUA E PRECISA AVANÇAR PARA ASSUMIR A LIDERANÇA DESSA QUESTÃO NA AMÉRICA DO SUL. 

LOC: REPRESENTANTES DO GOVERNO DEBATERAM NESTA QUARTA-FEIRA COM A SUBCOMISSÃO DA ÁGUA DO SENADO A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA PRESERVAR OS RIOS TRANSFRONTEIRIÇOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo, apontou duas grandes falhas que demonstram o desinteresse brasileiro com a água: o texto-base da Rio+20, que na opinião dele não aborda adequadamente a preservação dos recursos hídricos, e a votação do Código Florestal no Congresso Nacional. 

(Vicente Andreu Guillo) O debate na verdade tem sido focado quase que praticamente dentro dos aspectos da propriedade e da produção rural, lateralmente nas questões de impacto ambiental e absolutamente nada na questão da importância das APPs para a qualidade e quantidade das águas no Brasil. 

(Repórter) Já o diretor do departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Júlio Kettelhut, destacou que é preciso definir regras também para as águas subterrâneas que ultrapassam os limites dos países, em especial os chamados aquíferos. 

(Júlio Kettelhut) Em água superficial tem um grande número de rios transfronteiriços que existe algum tipo de instrumento legal entre os países, mas em águas subterrâneas, não existe. Simplesmente pelo fato da falta de informação. O Guarani, por exemplo, se perfurar um poço em São Paulo, essa repercussão para se chegar na Argentina, se chegar, pode demorar 10 mil anos, 100 mil anos. 

(Repórter) Os especialistas apontaram que, para assumir sua liderança natural – já que é detentor de grande parte dos recursos hídricos da América do Sul – o Brasil precisa tomar iniciativas para valorizar a água. O presidente da subcomissão, senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, quer que as propostas aliem a preservação com as necessidades da sociedade. 

(Sérgio Souza) Sustentabilidade, nós temos que pensar na gestão dos recursos hídricos, nós temos que pensar na utilização desses recursos, nós temos que pensar em geração de energia, e Brasil ainda está muito aquém do norte-americano e dos europeus no consumo de energia, nós consumimos menos de um terço do que eles consomem. E nós temos que pensar em alimentos. 

(Repórter) Os senadores vão estudar a possibilidade de elaborar um relatório parcial, a ser levado à Rio+20 em junho, com os principais temas discutidos na subcomissão.
25/04/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 25/04/2012, 01h25
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00