Senadores defendem texto da Lei Geral da Copa aprovado pela Câmara — Rádio Senado

Senadores defendem texto da Lei Geral da Copa aprovado pela Câmara

LOC: OS SENADORES ZEZÉ PERRELLA E LÍDICE DA MATA DEFENDERAM O TEXTO DA LEI GERAL DA COPA APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS.

LOC: ELES PARTICIPARAM, NESTA QUARTA-FEIRA, DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SUBCOMISSÃO DA COPA, VINCULADA À COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI: 

(REPÓRTER) Os senadores da Subcomissão da Copa ouviram o presidente da Comissão Especial da Câmara que analisou a Lei Geral da Copa. O deputado Renan Filho, do PMDB de Alagoas, assegurou que o texto aprovado pelos deputados não se choca com as leis brasileiras:

(RENAN FILHO) Nós garantimos na Lei Geral da Copa a legislação federal vigente no nosso país. O Estatuto do Idoso está sendo integralmente respeitado pela Lei Geral da Copa. Nós garantimos também praticamente todo o Código de Defesa do Consumidor, assim os estudantes brasileiros, especialmente aqueles mais pobres poderão ter acesso a ingressos mais baratos para a Copa do Mundo.

(REPÓRTER) Uma das principais polêmicas do projeto é a possibilidade do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios. O relator da Lei Geral da Copa na Câmara, deputado Vicente Cândido, do PT de São Paulo, disse que o Estatuto do Torcedor é vago sobre o assunto:

(VICENTE CÂNDIDO) Lá no artigo diz que é proibido portar bebida, objeto, não sei o quê, que venha a gerar violência. Então portar bebida, que já não fala que é alcoólica, então ele já é vago. Tem gente que interpreta que pode, tem gente que interpreta que não pode. 

(REPÓRTER) Cinco estados brasileiros proíbem o consumo de álcool nos estádios e terão que negociar a liberação diretamente com a FIFA, caso o texto da Câmara seja mantido pelo Senado. A presidente da Subcomissão da Copa, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, lembrou que a Lei Geral da Copa trata de um evento específico: 

(LÍDICE DA MATA) é um momento absolutamente especial. Eu não vejo nenhum rompimento da soberania nacional. O que eu vejo são contratos, contratos comerciais, importantes para o Brasil. 

(REPÓRTER) A Subcomissão da Copa é responsável por acompanhar, avaliar e fiscalizar todas as ações relacionadas ao Mundial de Futebol de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016.
25/04/2012, 04h38 - ATUALIZADO EM 25/04/2012, 04h38
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00