CPI mista do Cachoeira aprova pedido para que STF envie cópia de inquérito — Rádio Senado

CPI mista do Cachoeira aprova pedido para que STF envie cópia de inquérito

LOC: OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DO CACHOEIRA APROVARAM PEDIDO PARA QUE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ENVIE CÓPIA DOS INQUÉRITOS QUE INVESTIGAM O CONTRAVENTOR. 

LOC: A OPOSIÇÃO AINDA REIVINDICA UM CARGO NO COMANDO DA COMISSÃO, QUE PODERÁ SER A VICE-PRESIDÊNCIA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Depois de elegerem o senador Vital do Rêgo do PMDB da Paraíba para a presidência da CPI Mista do Cachoeira, os integrantes da Comissão aprovaram requerimentos solicitando ao Supremo Tribunal Federal e ao Ministério Público Federal cópia dos inquéritos da Polícia Federal, que investigam o contraventor Carlinhos Cachoeira. O relator, deputado Odair Cunha do PT de Minas Gerais, destacou que a partir dos documentos oficiais a CPI Mista terá condições de definir as linhas de investigação do esquema do bicheiro, que envolve políticos, autoridades e empresários. 

(Odair) Vamos apresentar o plano de trabalho na próxima quarta-feira. Uma questão central colocada para nós é exatamente garantirmos que a análise dos documentos seja uma análise prévia. A partir dessa análise prévia, convocarmos as pessoas que acharmos necessárias. 

REP: A oposição, que ocupa 6 das 32 vagas de titulares da CPI Mista, voltou a reivindicar um cargo na direção da comissão. O senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco, sugeriu que um oposicionista seja eleito vice-presidente da Comissão. 

(Jarbas) Acho que para ter um certo equilíbrio depois de a maioria ficar com a presidência e a relatoria, acho que o normal seria indicar até para a CPI não ficar sob suspeição. REP: O presidente da CPI Mista, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, disse que o assunto será debatido pela comissão na próxima reunião. Vital manifestou ser contrário à criação de subrelatorias, como proposto na reunião dessa quarta-feira. 

(Vital) Eu sou contra subrelatorias, elas enfraquecem a Comissão até porque abrem espaço para o trânsito muito irresponsável de informações sob sigilo de justiça.  

REP: Uma nova reunião da CPI Mista está marcada para a próxima quarta-feira, quando será eleito o vice-presidente. Os integrantes vão discutir ainda se vão aprovar os primeiros requerimentos de convocação e de quebra de sigilos dos envolvidos no esquema de Carlinhos Cachoeira.
25/04/2012, 01h41 - ATUALIZADO EM 25/04/2012, 01h41
Duração de áudio: 02:00
Ao vivo
00:0000:00