Relatório final deve ser apresentado nesta terça-feira — Rádio Senado

Relatório final deve ser apresentado nesta terça-feira

LOC: O RELATÓRIO FINAL DA CPI DO ECAD VAI SER APRESENTADO NESTA TERÇA-FEIRA, EM REUNIÃO MARCADA PARA AS DUAS DA TARDE. 

LOC: ANTES, PELA MANHÃ, AS ATIVIDADES DO ESCRITÓRIO DE ARRECADAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS VÃO SER DISCUTIDAS COM A MINISTRA DA CULTURA, NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Instalada em junho de 2011 para investigar supostas irregularidades praticadas pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais, a CPI do Ecad concluiu que houve abuso da ordem econômica e prática de cartel. Foi o que revelou o presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, que explicou que o relatório terá duas partes. Uma prevendo punições para os responsáveis e outra com um novo marco regulatório para o direito autoral no Brasil. 

(Randolfe) Nós não podemos ter uma entidade superpoderosa, sem nenhum tipo e possibilidade de fiscalização. O relatório vem sugerindo duas coisas nesse sentido. Primeiro, que o Ministério da Justiça constitua uma instância do Estado brasileiro, uma Secretaria de Direito Autoral que seja reguladora das atividades do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. Segundo, a instituição de um sistema de fiscalização e acompanhamento sobre o próprio funcionamento do Ecad. 

(Repórter) Além de abuso econômico e cartel, Randolfe e o senador Lindbergh Farias, do PT do Rio de Janeiro, relator da CPI, apontam crimes como fraude, enriquecimento ilícito e apropriação indébita. Todos os dirigentes serão indiciados, adianta Randolfe. 

(Randolfe2) Eu acho que é inevitável pedir o indiciamento do Ecad por formação de cartel. E ato contínuo, também é necessário pedir o indiciamento de dirigentes das sociedades integrantes e pedir o indiciamento também da própria diretoria do Ecad. 

(Repórter) Na manhã desta terça-feira, antes da reunião da CPI, a Comissão de Educação vai receber a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. O senador Randolfe Rodrigues disse que vai questionar a ministra sobre as relações do ministério com o Ecad. Ele declarou que há um relatório do órgão que no seu entender favorece o escritório em um processo que o Ecad responde por abuso do direito econômico.
23/04/2012, 01h53 - ATUALIZADO EM 23/04/2012, 01h53
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00