Senadores apoiam participação popular para avanço de CPI no Congresso — Rádio Senado

Senadores apoiam participação popular para avanço de CPI no Congresso

LOC: O SENADORES PEDRO SIMON E ANA AMÉLIA CLASSIFICARAM COMO FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS RUAS E NAS REDES SOCIAIS PARA QUE A CPI MISTA DO CACHOEIRA AVANCE NO CONGRESSO NACIONAL.  

LOC: OS DOIS PARLAMENTARES TAMBÉM DEMONSTRARAM APOIO A AÇÕES DE COMBATE À CORRUPÇÃO POR PARTE DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA E CRITICARAM A PRÁTICA DO FISIOLOGISMO. REPÓRTER NILO BAIRROS:  

(REPÓRTER) A CPI Mista do Cachoeira, que deve ser instalada nos próximos dias, só será bem sucedida se a população, principalmente os jovens, forem às ruas e se manifestarem também pelas redes sociais. A opinião é do senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, que destacou uma convocação feita pela internet para nova marcha contra a corrupção. O senador lembrou que há suspeita, no PMDB, seu partido, de troca de cargo por apoio ao governo nos trabalhos da CPI e afirmou que sem a mobilização da sociedade não haverá avanço nas investigações. Pedro Simon criticou o fisiologismo e pediu firmeza à presidente Dilma Rousseff: 

(Pedro Simon) Governabilidade, que é o símbolo do entendimento, da ética, do respeito, do dar as mãos, de ter um projeto de futuro onde o entendimento vá no sentido de buscar o bem comum, o melhor possível, no Brasil se transformou em barganha, no toma lá dá cá. Dizem que o líder do PMDB já conseguiu a nomeação do Dnit, que estava parada, ele já conseguiu, está satisfeito. Presidente: agüente firme. 

(REPÓRTER) Pedro Simon recebeu o apoio da colega da bancada gaúcha, Ana Amélia, do PP: 

(Ana Amélia) Senador Pedro Simon, temos o mesmo sentimento e as mesmas apreensões nessa matéria. Ontem, conversando com colegas, dizia exatamente isso: que a presidente Dilma Rousseff tem um compromisso com a Nação e a popularidade dela se dá, no meu juízo, muito mais pelo compromisso dela no campo ético do que por conta dos resultados da economia.

(REPÓRTER) Ana Amélia aproveitou para pedir que a sociedade também se mobilize, nas ruas e nas redes sociais, em favor do julgamento do caso "Mensalão" pelo Supremo Tribunal Federal e lembrou que esse processo tem origem exatamente numa CPI, a CPI Mista dos Correios, iniciada em 2005.
20/04/2012, 05h52 - ATUALIZADO EM 20/04/2012, 05h52
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00