Começa a análise de MP que garante mais dinheiro para educação rural — Rádio Senado

Começa a análise de MP que garante mais dinheiro para educação rural

LOC: SENADORES E DEPUTADOS COMEÇARAM A ANALISAR NESTA QUINTA-FEIRA A MEDIDA PROVISÓRIA QUE GARANTE MAIS RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO RURAL. 

LOC: A PROPOSTA DEVE SER VOTADA NA COMISSÃO ESPECIAL NA PRÓXIMA SEMANA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A medida provisória cinco-meia-dois garante o repasse de mais recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica para a educação rural. Também estabelece uma série de medidas para combater o analfabetismo, aumentar a oferta de vagas e melhorar a qualidade da educação no campo. Entre elas, mais investimentos para a Universidade Aberta do Brasil e programas como o Brasil Alfabetizado, Caminhos da Escola e de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A medida busca fortalecer a formação de professores e prevê a construção e reforma de escolas, a compra de livros didáticos e o apoio à educação de jovens e adultos. O relator, deputado Padre João, do PT de Minas Gerais, argumentou que a EMEPÊ vai diminuir a burocracia na transferência de dinheiro para instituições comunitárias que atuam na educação rural, sem prejudicar a fiscalização. O presidente da Comissão Especial, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, disse que a proposta deve ser votada na próxima semana. 

(Moka) O relatório é este aqui, até terça-feira da semana que vem, quando aí sim, os parlamentares terão tempo para analisar e começar a discussão. A presidência tem a expectativa de poder votar na próxima terça-feira 

(Cardim) Após a votação na Comissão Especial, o texto deve ser analisado pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
19/04/2012, 12h30 - ATUALIZADO EM 19/04/2012, 12h30
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00