CPMI do Caso Cachoeira será instalada nesta quinta-feira — Rádio Senado

CPMI do Caso Cachoeira será instalada nesta quinta-feira

LOC: A CPI MISTA DESTINADA A INVESTIGAR LIGAÇÕES DO CONTRAVENTOR CARLOS CACHOEIRA COM PARLAMENTARES SERÁ INSTALADA NESTA QUINTA-FEIRA.

LOC: A PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONGRESSO NACIONAL DEU PRAZO ATÉ TERÇA-FEIRA PARA A INDICAÇÃO DOS SESSENTA INTEGRANTES DA CPMI. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) A primeira vice-presidente do Congresso Nacional, deputada Rose de Freitas do PMDB do Espírito Santo, marcou para esta quinta-feira a leitura do requerimento da CPI Mista destinada a investigar as ligações de parlamentares e empresários com o contraventor Carlinhos Cachoeira. No total, o pedido da Comissão contou com as assinaturas de mais de 60 senadores e de 340 deputados. Rose de Freitas determinou que os líderes partidários façam a indicação dos 60 integrantes da CPMI até a próxima terça-feira.

(Rose de Freitas) A essa altura, todos os partidos já sabem quais são seus indicados, com certeza, porque todos trabalharam para que a CPMI fosse instalada rapidamente. Portanto, ela deverá ter a indicação rápida, a instalação rápida e iniciar os trabalhos com muita rapidez. 

(REPÓRTER) O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, reiterou que a oposição vai insistir para ocupar pelo menos um cargo de comando na CPMI, como já ocorreu em investigações anteriores. 

(A.Dias) Queríamos restabelecer essa tradição. E esta é uma CPI ideal para isso porque o próprio PT diz que não é uma CPI contra o governo nem contra a oposição. Que haja isenção e que essa isenção seja demonstrada na prática. Se o governo comanda a CPI fica a impressão de que está selecionando alvos e proteger outros. Isso não é bom para a CPI. 

(REPÓRTER) Mas o líder do PT, senador Walter Pinheiro da Bahia, afirmou que a divisão de cargos vai respeitar o tamanho das bancadas. 

(Walter Pinheiro) Esse debate será um debate obedecendo à mesma regra que é resultante do que foi o processo eleitoral. É assim que a gente compõe Comissões, Conselho de Ética e Comissões Parlamentares de Inquérito. 

(REPÓRTER) A CPI Mista será composta por 15 senadores, 15 deputados e por igual número de suplentes. Pelo critério da proporcionalidade, a presidência da Comissão ficará com um senador do PMDB e a relatoria com um deputado do PT.
18/04/2012, 05h00 - ATUALIZADO EM 18/04/2012, 05h00
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00