CAS proíbe contingenciar recursos para controle de doenças da agropecuária — Rádio Senado

CAS proíbe contingenciar recursos para controle de doenças da agropecuária

LOC: O GOVERNO NÃO PODERÁ CONTINGENCIAR RECURSOS DESTINADOS AO CONTROLE DE DOENÇAS NA AGRICULTURA E PECUÁRIA, COMO POR EXEMPLO, A FEBRE AFTOSA. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NESTA QUARTA-FEIRA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O senador Antonio Russo, do PR de Mato Grosso do Sul, afirma que é muito mais caro conter ou tratar uma doença como a febre aftosa do que prevenir. Por isso ele apresentou o projeto de lei que proíbe o governo de reter os recursos destinados à prevenção de doenças na agricultura ou pecuária. O relator da proposta foi o senador peemedebista Waldemir Moka, também de Mato Grosso do Sul. Ele lembrou que a partir do momento que um único foco é detectado, todo o país passa a sofrer com os efeitos de um embargo, não sendo razoável o contingenciamento deste tipo de recurso. 

(MOKA): E aí você acaba não tendo o recurso e os estados ficam sem fazer a chamada defesa vegetal e animal. E esse dinheiro só tem sentido se puder ser usado preventivamente. 

(REP): o projeto de lei segue para votação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.  

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS TAMBÉM APROVOU PROJETO QUE DISPENSA CARÊNCIA PARA A CONCESSÃO DE AUXÍLIO-DOENÇA E APOSENTADORIA POR INVALIDEZ AO PORTADOR DE XERODERMA PIGMENTOSO. 

LOC: O XERODERMA PIGMENTOSO É UMA DOENÇA DE PELE RARA, DEGENERATIVA, PROGRESSIVA E INCAPACITANTE, CAUSADA POR UMA ANOMALIA GENÉTICA. A PROPOSTA, QUE FOI APRESENTADA PELA SENADORA LÚCIA VÂNIA, DO PSDB DE GOIÁS, SEGUE AGORA PARA VOTAÇÃO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
18/04/2012, 01h33 - ATUALIZADO EM 18/04/2012, 01h33
Duração de áudio: 00:56
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00