Brasil deve investir na expansão de aeroportos regionais, diz secretária — Rádio Senado

Brasil deve investir na expansão de aeroportos regionais, diz secretária

LOC: O BRASIL DEVE INVESTIR NA EXPANSÃO DE AEROPORTOS REGIONAIS. O ANÚNCIO FOI FEITO POR AUTORIDADES DO GOVERNO DURANTE DEBATE NA SUBCOMISSÃO TEMPORÁRIA DE AVIAÇÃO CIVIL.  

LOC: JÁ OS PILOTOS E DONOS DE AVIÕES LAMENTARAM A FALTA DE INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA NO SETOR. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o número de voos no Brasil tem crescido,em média, quase 20 por cento ao ano desde 2006. Em 2011, os aeroportos brasileiros registraram o desembarque de quase 80 milhões de pessoas. Durante o debate na Subcomissão Temporária de Aviação Civil, a representante da SAC, Clarice Rodrigues, listou uma série de medidas adotadas pelo governo para garantir a segurança e o conforto dos passageiros, prevenir acidentes e preparar o país para receber os vistantes durante os grandes eventos internacionais, como a Conferência Rio+20, neste ano, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Entre eles, a reforma dos pátios e terminais e a recente concessão dos aeroportos de Brasília, Campinas e São Paulo à inciativa privada. Clarice Rodrigues anunciou que o governo deve investir na expansão do número de aeroportos regionais. 

(Clarice) A idéia é exatamente aumentar significativamente a quantidade de cidades atendidas no país. Porque você vai dar as condições de infraestrutura para que esta aviação possa acontecer. 

(REPÓRTER) No entanto, o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, George Sucupira, lamentou a falta de investimentos e de uma política específica para o setor. Sucupira disse que a realidade é bem diferente dos planos do governo. 

(Sucupira) Infelizmente aqui no Brasil nós temos a situação teórica e a situação prática. Nós queremos que este país tome o seu rumo. Que é preciso ter uma polícia de aviação geral que entre em execução. 

(REPÓRTER) O senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, espera que a regionalização possa aumentar a competição entre as empresas e diminuir o preço das passagens aéreas 

(Flexa)  O usuário, o cidadão brasileiro, vai ter condições melhores para ter maior acesso ao transporte aéreo, principalmente na aviação regional. Aquela que como na minha região, é necessária, é importante, mas é inacessível  

(REPÓRTER) A Subcomissão Temporária de Aviação Civil foi criada para discutir os problemas e buscar soluções para o setor, além de propor uma nova legislação para o transporte aéreo no Brasil.
17/04/2012, 01h39 - ATUALIZADO EM 17/04/2012, 01h39
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00