CRE homenageia iniciativa de Genebra que propôs acordo para conflito — Rádio Senado

CRE homenageia iniciativa de Genebra que propôs acordo para conflito

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL HOMENAGEOU, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, A INICIATIVA DE GENEBRA, QUE PROPÔS UM MODELO DE ACORDO PARA O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS. 

LOC: A HOMENAGEM FOI FEITA EM CONJUNTO COM A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.

(REPÓRTER) A iniciativa de genebra foi uma simulação de acordo de paz liderada em 2003 pelo ex-ministro da Justiça de Israel Yossi Beilin e o ex-ministro da Cultura da Autoridade Palestina Yasser Abbed Rabbo. Ambos participaram como convidados da audiência no Congresso. A proposta de paz prevê concessões dos dois lados, com o reconhecimento do Estado Palestino por Israel e a garantia de paz para os israelenses em suas fronteiras. O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, disse que o Brasil pode contribuir para o processo de paz entre judeus e palestinos, e lembrou que representantes dos dois povos convivem em harmonia em diversas cidades brasileiras.

(EDUARDO SUPLICY) Seja nas universidades, nas indústrias, no comércio, em todos os lugares, nós sempre somos testemunhas de como os descendentes de judeus, de como os descendentes de árabes e dos palestinos trabalham juntos, então que possa o Brasil com esse espírito colaborar para que haja o bom entendimento entre todos os povos, inclusive de Israel e da Palestina. 

(REPÓRTER) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, advertiu para a necessidade de uma solução pacífico quanto ao conflito entre Israel e Palestina.  

(CRISTOVAM BUARQUE) Porque não há outra saída àquela região a não ser um entendimento entre Israel e o povo palestino. A alternativa de destruir Israel não faz o menor sentido. A hipótese de ignorar o povo palestino não faz nenhum sentido. 

(REPÓRTER) A audiência pública conjunta da Câmara e do Senado sobre a iniciativa de genebra foi proposta pelo deputado Alfredo Sirkis, do PV do Rio de Janeiro.
12/04/2012, 07h09 - ATUALIZADO EM 12/04/2012, 07h09
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00