Congresso instala comissão permanente de mudanças climáticas — Rádio Senado

Congresso instala comissão permanente de mudanças climáticas

LOC: O CONGRESSO NACIONAL INSTALOU NESTA TERÇA-FEIRA A COMISSÃO MISTA PERMAMENTE DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS.
 
LOC: SENADORES E DEPUTADOS DA COMISSÃO JÁ TÊM UMA PRIMEIRA TAREFA: ELES VÃO PARTICIPAR A PARTIR DA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, EM RECIFE, DE UMA REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA O RIO CLIMA. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) O Rio Clima será o maior evento paralelo à Rio + 20, Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece na segunda quinzena de junho na cidade do Rio de Janeiro. O Rio Clima é uma iniciativa do Congresso Nacional e a intenção é incluir a discussão específica sobre as alterações no clima nos debates da Rio + 20. Escolhido nesta terça-feira para o cargo de relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, o senador Sérgio Souza, do PMDB do Paraná, afirmou que temas, como o aquecimento global, deveriam estar na pauta oficial da Rio + 20.
 
(Sérgio Sousa) Mas nós gostaríamos que tivesse um evento oficial de mudanças climáticas dentro da Rio + 20. Inclusive estamos fazendo gestões nesse sentido para que ainda possa ocorrer algum painel específico dentro da Rio + 20 para tratar de mudanças climáticas. No entanto, prevendo que isso pode não acontecer, nós estamos organizando um evento paralelo. Esse evento paralelo é para que não fique fora da pauta mundial mudanças climáticas.
 
(Repórter) Eleita vice-presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, a senadora Vanessa Graziotin, do PCdoB do Amazonas, lembrou que o clima é uma das maiores preocupações do Congresso Nacional.
 
(Vanessa Grazziotin) O Congresso Nacional tem somente duas comissões mistas permanentes, uma é a Comissão Mista de Orçamento, mais antiga, e a outra é a comissão Mista de Mudanças Climáticas. Então, por aí a gente percebe a importância que o parlamento brasileiro dá à questão ambiental, sobretudo às mudanças climáticas, que penso ser a mais urgente de todas elas. 

(Repórter) O deputado Márcio Macedo, do PT de Sergipe, foi eleito presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas. Deputados e senadores voltam a se reunir na próxima terça-feira para discutir o plano de trabalho da comissão.
10/04/2012, 06h16 - ATUALIZADO EM 10/04/2012, 06h16
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00