DF precisa melhorar índices de qualidade da Educação, diz Rollemberg — Rádio Senado

DF precisa melhorar índices de qualidade da Educação, diz Rollemberg

LOC: O DISTRITO FEDERAL E A REGIÃO DO ENTORNO PRECISAM MELHORAR DE FORMA SIGNIFICATIVA SEUS ÍNDICES DE QUALIDADE NA ÁREA DE EDUCAÇÃO.  

LOC: A AFIRMAÇÃO FOI FEITA NA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DURANTE O CICLO DE DEBATES SOBRE A SITUAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DO DISTRITO FEDERAL E DA REGIÃO DO ENTORNO. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

TEC: Desta vez o tema foi a educação e os números não são animadores. O Distrito Federal tem quase 40 mil crianças e jovens fora da Escola e apenas 58 por cento dos jovens com até 19 anos conclui o ensino médio. Destes nem a metade, 43,3% dos alunos, consegue desempenho mínimo em Português. E somente 17 por cento destes estudantes conseguem aprender Matemática. O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, lamentou os números.

(RODRIGO ROLLEMBERG): A taxa de distorção entre idade do aluno e conclusão do Ensino Fundamental também é de 54%. A média de desempenho no Enem também é baixa. Apenas 2 escolas públicas estão na lista das melhoras escolas.

(REPÓRTER): Como uma alternativa concreta para a melhoria da educação e opção produtiva aos mais jovens do Distrito Federal e do Entorno, Rollemberg vê o aumento dos investimentos no ensino técnico e profissionalizante, tendência que percebe no Governo Federal porém que ainda avalia como insuficiente. 

(RODRIGO ROLLEMBERG): Outra questão é a falta de cursos profissionais de nível médio públicos e gratuitos no setor industrial e de serviços. Como conseqüência vemos aumentar a cada dia a oferta de cursos privados e caros de idiomas, de Informática e mesmo de habilitações profissionais em diversas áreas. 

(REPÓRTER): Outras propostas avaliadas como muito positivas pelos participantes foi a universalização do ensino em tempo integral e a experiência das chamadas "Escolas-parque", que são comuns nas regiões com melhor índice econômico porém inexistentes nas cidades-satélite e na região do Entorno. Também foi cobrada uma melhor articulação entre os governos do Distrito Federal e de Goiás e o aumento do salário dos professores.
09/04/2012, 01h30 - ATUALIZADO EM 09/04/2012, 01h30
Duração de áudio: 01:48
Ao vivo
00:0000:00