Subcomissão quer agilizar concessão de licenças ambientais para obras — Rádio Senado

Subcomissão quer agilizar concessão de licenças ambientais para obras

LOC: A SUBCOMISSÃO DO SENADO QUE ACOMPANHA AS OBRAS DA USINA DE BELO MONTE QUER AGILIZAR A CONCESSÃO DE LICENÇAS AMBIENTAIS.
 
LOC: O COLEGIADO APROVOU O PLANO DE TRABALHO PARA O ANO DE 2012. REPORTER SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) A agenda de trabalho da Subcomissão que fiscaliza as obras da Usina de Belo Monte, que será a 3ª. maior do mundo e a maior do Brasil, já tem suas atividades acertadas para o 1º. semestre, que incluirá reuniões, visitas a todos os canteiros de obras e diligências nas cidades de Altamira e Vitória do Xingu, no Pará. Outro alvo será o IBAMA, como já adiantou o relator Delcídio do Amaral do PT do Mato Grosso do Sul. Ele quer saber por que o Brasil é o país que mais atrasa obras por causa da demora nos processos de Licença Ambiental.
 
(Delcídio Amaral) A entrada em operação de geradoras de energia vem sendo sistematicamente atrasada. A obtenção das Licenças Ambientais vem sendo consumadas em prazo que em média são bem superiores aos intervalos correspondentes verificados, por exemplo, nos Estados Unidos e em outros países. 

(Repórter) Delcídio questiona também que para a Usina de Tucuruí, por exemplo, a obra foi atrasada com base em argumentos que não se confirmaram, por isso cobra maior rigor científico.
 
(Delcídio Amaral) Um dos maiores problemas a serem enfrentados no processo de Licenciamento Ambiental é a subjetividade. Os princípios científicos são considerados menos importantes. Previsões não-confirmadas de catástrofes são comuns. Pra hidrelétrica de Tucuruí, por exemplo, previsões deste tipo não foram confirmadas. Tais como a salinização da água, o apodrecimento das árvores submersas e a ocorrência de terremotos.
 
(Repórter) O presidente da Subcomissão, Flexa Ribeiro do PSDB do Pará, acredita que para valer mesmo a pena Belo Monte terá que ter um reservatório à altura.
 
(Flexa Ribeiro) Belo Monte tem uma capacidade instalada de 11.000 Mega, mas só vai gerar firme 4.000 em função de não ter um reservatório de acumulação. Isso é pra ser mantido ou se o Governo brasileiro vai rever. O Brasil tem que tomar esta decisão, vai manter isto?
 
(Repórter) Os senadores afirmam que também irão reunir-se com a Infraero e a ANAC cobrando a ampliação do aeroporto de Altamira.
04/04/2012, 04h17 - ATUALIZADO EM 04/04/2012, 04h17
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00