Rollemberg defende criação de fundo para financiar serviços ambientais — Rádio Senado

Rollemberg defende criação de fundo para financiar serviços ambientais

LOC: O SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG QUER DESTINAR PARTE DO QUE O BRASILEIRO PAGA NA CONTA DE LUZ PARA UM FUNDO DE SERVIÇOS AMBIENTAIS.

LOC: O SENADOR, QUE É PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, VAI PROPOR QUE A TROCA ACONTEÇA EM 2015, QUANDO VENCE BOA PARTE DAS CONCESSÕES NO SETOR ENERGÉTICO. ELE FALOU SOBRE O ASSUNTO COM O REPÓRTER NILO BAIRROS. 

(REPÓRTER) O governo e o Congresso têm discutido o que fazer com os contratos de exploração de energia elétrica que vencem em menos de três anos. Eles foram prorrogados por 20 anos em 1995, época em que o país começou a privatizar o setor. Esses contratos envolvem geração, transmissão e distribuição de energia e representam 20% da capacidade instalada no país. Órgãos como a Aneel, a agência reguladora de energia elétrica, vêm trabalhando para propor uma solução a esses contratos, mas uma mudança já foi sugerida pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado. Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, defende que a taxa cobrada do consumidor para financiar investimentos das concessionárias se transforme parte em desconto na conta de luz e parte em um fundo que, segundo Rollemberg, vai financiar serviços ambientais.
 
(RODRIGO ROLLEMBERG) Hoje, na composição da tarifa de energia elétrica, uma parte significativa é para amortização dos custos de investimentos, que já foram amortizados ao longo desses anos, e portanto nós poderemos obter uma redução da tarifa de energia elétrica e nós defendemos que uma parcela pequena do que será essa redução de tarifa que seja destinada a um fundo para pagamento de serviços ambientais. Nós teremos aí a grande oportunidade de ter recursos significativos para financiar programas de pagamento de serviços ambientais, inclusive o programa produtor de água, que vem sendo desenvolvido pela Ana.
 
(REPÓRTER) O programa produtor de Água, da Ana, a Agência Nacional de Águas, incentiva a conservação do solo e de remanescentes de vegetação nativa, assim como a recuperação de APPs, as áreas de proteção permanente. Pelo programa, o produtor rural ganha dinheiro em troca da execução desses serviços de proteção à bacia produtora de água, que depois, vai produzir energia elétrica. Rodrigo Rollemberg prometeu agendar audiência pública na Comissão de Meio Ambiente para ajudar a elaborar projeto com esse objetivo.
30/03/2012, 05h37 - ATUALIZADO EM 30/03/2012, 05h37
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00