Comissão debate políticas para produção e comercialização do café — Rádio Senado

Comissão debate políticas para produção e comercialização do café

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA PROMOVEU, NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA, AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CIDADE DE CACOAL, EM RONDÔNIA.

LOC: SENADORES E CONVIDADOS DEBATERAM O TEMA "POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO CAFÉ, E OS INCENTIVOS PARA APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E AS PERSPECTIVAS DE MERCADO". REPÓRTER CELSO CAVALCANTI. 

(REPÓRTER) O presidente da comissão, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, disse que o município de Cacoal foi escolhido para sediar a audiência por ser o maior produtor de café da Amazônia. Segundo ele, na última década a produtividade do café tem caído, devido à ausência de assistência técnica, de investimento em novas tecnologias e de estímulo ao produtor. Gurgacz destacou a importância de debater o assunto. 

(ACIR GURGACZ) O objetivo desta audiência é discutir as alternativas que possam fazer com que o café volte a ter produtividade, proporcionar sustentabilidade e dar lucro para os agricultores. 

(REPÓRTER) Para Marco Antônio Gomes, presidente da Jacaré Comércio Exportação e Importação de Café, sediada em Cacoal, a baixa produtividade está diretamente ligada à escassez de investimentos em tecnologia. 

(MARCO ANTÔNIO) Porque plantador de café existe muito, cafeicultor existe pouco. Só que nós temos também de reconhecer que nós temos de ensinar ele fazer isso, como o ES, como agora BA está fazendo, que em 4, 5 anos, BA de 500 mil sacos passou para 1,5 mi.

(REPÓRTER) O representante da Embrapa Cesar Augusto Teixeira afirmou que a instituição busca desenvolver tipos de café específicos para produção na região amazônica.

(CESAR AUGUSTO) No momento nós estamos trabalhando com variedades tipicamente de robusta, que são cada vez mais valorizadas pelo mercado, se Deus quiser nós vamos ser o primeiro estado do país a lançar uma variedade robusta com material totalmente desenvolvido e adaptado para as condições de Rondônia. 

(REPÓRTER) O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, pediu mais investimentos e incentivos para os produtores de café do estado.

(VALDIR RAUPP) O que nós não podemos é ficar sem incentivo, o governo federal tem que incentivar mais também o café, os bancos oficiais, o Banco da Amazônia, o BB, a CEF, as cooperativas de crédito têm que incentivar mais o crédito no café, mas o governo tem que puxar, tem que haver o incentivo do governo. 

(REPÓRTER) Este foi o quarto seminário do ciclo de palestras e debates promovido neste ano pela comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.
30/03/2012, 06h37 - ATUALIZADO EM 30/03/2012, 06h37
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00