Conselheira em educação da Finlândia fala sobre sistema educacional de seu país
LOC: NÃO É PRECISO GASTAR MUITO PARA TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. ESSE É UM DOS SEGREDOS DA FÓRMULA DE SUCESSO DA FINLÂNDIA
LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER SERGIO VIEIRA.
TÉC: A Finlândia investe seis por cento do seu PIB na educação. Esse valor não é muito diferente do que investe por exemplo o Brasil, cerca de 5,3 por cento de seu produto Interno Bruto. Mas os resultados são bastante diferentes. No mais recente programa internacional de avaliação de alunos, prova que é aplicada em 65 países, os estudantes finlandeses ocuparam a terceira colocação em todo o mundo, enquanto os brasileiros ficaram em quinqüagésimo terceiro. Esse assunto foi discutido pela Comissão de Educação, com a presenaça da conselheira em Comércio e Educação do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia, Titta Maja. E ela mostrou aos senadores num espanhol fluente que a fórmula de sucesso do país é simples: baseia-se no ensino público e no verdadeiro respeito aos atores participantes, ou seja os professores e alunos, renegando os traços da burocracia autoritária.
(TITTA MAJA): Cada estudiante está valorizado. No está visto como um problema. Isto funciona bastante bien, cultura de la confiança em vez del control. Ellos tienen las ferramientas realmente a decidir qual es la manera mejor para su clase obtener los resultados.
(REP): O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, achou sintomático que Titta Maja seja ao mesmo tempo conselheira em Economia e Educação, uma vez que a gestão da Finlândia também considera que os dois andam juntos.
(CRISTOVAM BUARQUE): Nós ainda temos no Brasil uma ideia de que a competitividade vem de reduzir o custo dos velhos e antigos produtos. E não de inventar novos produtos. Esta é que é a competitividade. Nossos Ministros da Fazenda trabalham de um lado e o da Educação de outro. A única coisa que os une é quanto gasta de dinheiro.
(REP): Quase todo o sistema educacional na Finlândia pertence ao poder público, havendo pouquíssimas escolas privadas.
LOC: O ASSUNTO FOI DISCUTIDO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO NESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER SERGIO VIEIRA.
TÉC: A Finlândia investe seis por cento do seu PIB na educação. Esse valor não é muito diferente do que investe por exemplo o Brasil, cerca de 5,3 por cento de seu produto Interno Bruto. Mas os resultados são bastante diferentes. No mais recente programa internacional de avaliação de alunos, prova que é aplicada em 65 países, os estudantes finlandeses ocuparam a terceira colocação em todo o mundo, enquanto os brasileiros ficaram em quinqüagésimo terceiro. Esse assunto foi discutido pela Comissão de Educação, com a presenaça da conselheira em Comércio e Educação do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia, Titta Maja. E ela mostrou aos senadores num espanhol fluente que a fórmula de sucesso do país é simples: baseia-se no ensino público e no verdadeiro respeito aos atores participantes, ou seja os professores e alunos, renegando os traços da burocracia autoritária.
(TITTA MAJA): Cada estudiante está valorizado. No está visto como um problema. Isto funciona bastante bien, cultura de la confiança em vez del control. Ellos tienen las ferramientas realmente a decidir qual es la manera mejor para su clase obtener los resultados.
(REP): O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, achou sintomático que Titta Maja seja ao mesmo tempo conselheira em Economia e Educação, uma vez que a gestão da Finlândia também considera que os dois andam juntos.
(CRISTOVAM BUARQUE): Nós ainda temos no Brasil uma ideia de que a competitividade vem de reduzir o custo dos velhos e antigos produtos. E não de inventar novos produtos. Esta é que é a competitividade. Nossos Ministros da Fazenda trabalham de um lado e o da Educação de outro. A única coisa que os une é quanto gasta de dinheiro.
(REP): Quase todo o sistema educacional na Finlândia pertence ao poder público, havendo pouquíssimas escolas privadas.