Senado recebe seminário sobre saúde da mulher — Rádio Senado

Senado recebe seminário sobre saúde da mulher

LOC: UM SEMINÁRIO REUNIU ESTUDANTES, PROFISSIONAIS DA ÁREA, GESTORES E LIDERANÇAS FEMININAS PARA FAZER UM DIAGNÓSTICO DA SAÚDE DA MULHER BRASILEIRA.  

LOC: O ENCONTRO ACONTECEU NESTA TERÇA-FEIRA NO AUDITÓRIO DO INTERLEGIS, NO SENADO FEDERAL. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Atenção integrada à saúde da mulher, acesso a prevenção e tratamento de câncer, planejamento familiar, crescimento do numero de casos de AIDS. Esses foram alguns dos temas discutidos no “Fórum Saúde da mulher no século 21: Avanços e desafios.”, que aconteceu no Auditório do Interlegis, no Senado Federal. O encontro contou com a presença de estudantes e profissionais ligados a área de saúde, parlamentares e lideranças femininas. A ação acontece em todas as regiões brasileiras e permite que os participantes conheçam de forma mais detalhada as necessidades da população feminina nas questões de saúde, que podem variar de uma região para outra. A senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, que participou da abertura do encontro, explicou que essas discussões contribuem para que as necessidades das mulheres sejam transformadas em políticas públicas. 

(Vanessa Grazziotin) “Conscientizar as pessoas para transformá-las em agentes em protagonistas dessa luta que não é luta só de parlamentares mas diz respeito a sociedade, enquanto mais mobilizada a sociedade, mais a capacidade de transformar as nossas demandas em políticas publicas efetivas”.  

(Repórter) Como exemplo, a senadora citou o projeto de lei que prevê a inclusão da vacina contra o HPV, um dos maiores responsáveis pelos casos de câncer de colo de útero, no programa de vacinação da rede pública de saúde. Em Brasília, os participantes puderam saber que as duas doenças que mais matam as mulheres, na região centro-oeste, são o câncer de colo de útero e o câncer de mama e que as mulheres vivem oito anos a mais do que os homens. A expectativa de vida das mulheres é de 76 anos enquanto a dos homens é de 68 anos.
27/03/2012, 09h37 - ATUALIZADO EM 27/03/2012, 09h37
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00