Sarney confia em acordo para votar Lei Geral da Copa em breve — Rádio Senado

Sarney confia em acordo para votar Lei Geral da Copa em breve

LOC: A VOTAÇÃO DA LEI GERAL DA COPA FOI ADIADA MAIS UMA VEZ NA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A POLÊMICA ENVOLVE A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS ESTÁDIOS E AINDA A VOTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL. 

LOC: MESMO ASSIM, O PRESIDENTE DO CONGRESSO, SENADOR JOSÉ SARNEY, ESTÁ CONFIANTE EM UM ACORDO PARA QUE A PROPOSTA SEJA VOTADA EM BREVE. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A Lei Geral da Copa enfrenta resistências na Câmara dos Deputados porque alguns partidos querem condicionar a aprovação do projeto à definição de uma data para a votação do novo código florestal. O presidente do Congresso, senador José Sarney, do PMDB do Amapá, disse estar confiante em um acordo político para a votação da lei, de forma que o mundial marcado para 2014 não seja prejudicado. 

(José Sarney) Olha, eu acho que o governo vai cumprir com os compromissos que ele assumiu. E dentro do Congresso, naturalmente que o Congresso quer participar. E isso é um gesto democrático que faz parte, mas eu tenho absoluta certeza que vão encontrar uma solução muito rápida de modo que isso não prejudique a Copa. 

(Repórter) Além da obstrução para a votação do Código Florestal, continua o impasse sobre a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, prevista na Lei Geral da Copa. O senador Magno Malta, do PR do Espírito Santo, prevê que mesmo que a liberação passe na Câmara, ela será barrada no Senado. 

(Magno Malta) Grandes montantes de dinheiro são investidos em campanhas publicitárias contra o álcool. Pra tratar a Lei Seca, divulgar a Lei Seca. A Polícia Rodoviária Federal é toda mobilizada para pegar motoristas bêbados na estrada. E aí vem a Fifa e diz ao Brasil, dá uma ordem para nós: "Nós queremos vender bebida alcoólica nos estádios". Aí o governo diz: "O governo assumiu esse compromisso". Se esse projeto passar na Câmara, aqui no Senado não tem futuro não, porque aqui nós estamos mobilizados. 

(Repórter) A Lei Geral da Copa trata também da meia entrada para idosos, de ingressos populares de 25 dólares para estudantes e beneficiários de programas sociais e da decretação de feriados nas cidades que vão sediar os jogos do mundial.
23/03/2012, 01h41 - ATUALIZADO EM 23/03/2012, 01h41
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00