Senado comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down — Rádio Senado

Senado comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down

LOC: O SENADO COMEMOROU NESTA QUARTA-FEIRA O DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN.
 
LOC: DIIVERSAS AUTORIDADES APRESENTARAM PROJETOS BEM SUCEDIDOS QUE VEM SENDO DESENVOLVIDOS PELO PODER PÚBLICO E ASSOCIAÇÕES CIVIS PARA ATENDER ESTE SEGMENTO DA SOCIEDADE. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES:
 
(Repórter) Foi o Dia deles, um dia de festa e alegria para crianças, adolescentes e familiares de pessoas com Síndrome de Down, que lotaram o Salão Negro do Congresso Nacional nesta quarta feira para celebrar a data. No evento foram apresentados resultados e projetos bem sucedidos que estão sendo desenvolvidos pelo Poder Público e por Associações Civis. Um dia de comemorar vitórias, como afirmou o senador Lindbergh Farias, pai de Beatriz, que tem a síndrome. Ele lembrou que o dia Internacional da Síndrome de Down, é fruto de um esforço liderado pelo Brasil na Assembléia Geral das Nações Unidas, a ONU. A outra vitória a ser comemorada, na avaliação do senador é o protocolo clínico lançado nesta quarta feira como parte das homenagens. Segundo o senador, a partir de agora será possível evitar a morte de muitas crianças que nascem com a Síndrome.
 
(Lindbergh Farias) Infelizmente ainda morre muita criança nesse país porque os profissionais de saúde não sabem que 60 por cento das crianças que nascem com síndrome de Down têm problemas cardíacos.
 
(Repórter) Durante o evento também foi lançado o Portal Movimento Down com informações a todos que buscam orientação sobre a síndrome. Com um discurso emocionado o presidente do Senado, José Sarney falou sobre a importância de toda a sociedade deixar de lado velhos conceitos e aprender a lidar com as diferenças.

(José Sarney) O mais necessário e urgente é que os nossos educadores estejam preparados para lidar com as diferenças que devem reger o aprendizado das pessoas com síndrome de Down. 

(Repórter) A data escolhida pela Assembléia Geral das Nações Unidas para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março, é uma alusão à alteração no cromossomo vinte e um, responsável pela síndrome.
21/03/2012, 02h03 - ATUALIZADO EM 21/03/2012, 02h03
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00