Capacetes deverão conter identificação da placa da moto — Rádio Senado

Capacetes deverão conter identificação da placa da moto

LOC: O SENADOR LAURO ANTÔNIO, DO PR DE SERGIPE, APRESENTOU UM PROJETO PARA OBRIGAR A IDENTIFICAÇÃO DOS CAPACETES USADOS PELOS MOTOCICLISTAS E PASSAGEIROS COM A PLACA DA MOTO. 

LOC: O OBJETIVO É AUMENTAR A SEGURANÇA DOS CONDUTORES E DE QUEM ESTÁ NA GARUPA, ALÉM DE FACILITAR O RECONHECIMENTO DE QUEM USA O EQUIPAMENTO PARA COMETER CRIMES. REPÓRTER GEORGE CARDIM.

Téc: O projeto do senador Lauro Antônio, do PR de Sergipe, determina que os capacetes dos motociclistas sejam identificados com o número da placa do veículo. Ele argumentou que a medida simples busca melhorar a segurança pública e ajudar no reconhecimento de criminosos que usam capacetes para esconder o rosto e cometer assaltos e assassinatos, por exemplo. Para Lauro Antônio, a medida também pode ajudar a prevenir acidentes, já que o material refletivo iria aumentar a segurança dos condutores e dos passageiros e facilitar a visualização da moto a uma distância maior. 

(Lauro) Hoje o cavalo no interior praticamente acabou, né? É só moto. Então, pra trazer uma segurança maior para a comunidade. Porque identifica qualquer incidência, um assalto, qualquer incidente. Vai trazer uma segurança maior para todos. Para quem está na motocicleta. Você às vezes está à noite, em uma motocicleta, em uma rodovia, quando bate o farol você vai ver aquela fita fluorescente no capacete.

(REPÓRTER) O projeto deve ser analisado pela Comissão de Comissão e Justiça. Outra proposta semelhante também está na pauta da CCJ, e obriga a identificação dos capacetes dos motociclistas com o número do CPF do condutor. O senador Jayme Campos, do Democratas de Mato Grosso, já se manifestou a favor da matéria e disse que em seu estado são freqüentes os crimes cometidos com o uso de motos, como roubos a bancos e pistolagem.
20/03/2012, 01h06 - ATUALIZADO EM 20/03/2012, 01h06
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00