Subcomissão discute aviação regional, turismo e irrigação no Nordeste — Rádio Senado

Subcomissão discute aviação regional, turismo e irrigação no Nordeste

LOC: IRRIGAÇÃO, TURISMO E AVIAÇÃO REGIONAL FORAM OS PRINCIPAIS TEMAS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SUBCOMISSÃO PERMANENTE DE DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE. 

LOC: ONZE SENADORES SE REUNIRAM NAS CIDADES DE ARACAJU E LARANJEIRAS, AMBAS EM SERGIPE. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: 

(REPÓRTER) Muitas vezes, para viajar de avião de um estado a outro do Nordeste, o passageiro tem que, obrigatoriamente, fazer uma escala em Brasília ou em São Paulo, o que acarreta maior perda de tempo com a viagem. Por isso, o senador Lauro Antônio, do PR de Sergipe, afirma que é necessário um estudo para ajuste das atuais rotas de voo na região.

(LAURO ANTÔNIO) Esse estudo de otimização de rotas, que vai gerar uma redução de custos para a aviação, que hoje 32% do custo da aviação está no combustível. Fazendo um replanejamento nessas rotas, isso vai desonerar automaticamente a tarifa do transporte aéreo, colocando pessoas para voarem mais no nosso país.

(REPÓRTER) Lauro Antônio também destacou a importância de se investir no turismo rural, criando uma nova alternativa de renda para os nordestinos do interior.

(LAURO ANTÔNIO) Que em vez das pessoas saírem de seu interior pra buscar emprego na capital, não, eles vão gerar, uma forma deles mostrarem a culinária, mostrar o seu artesanato, a sua cultura, a sua história e gerar emprego na região.

(REPÓRTER) Outro assunto tratado durante a audiência pública foi a criação do Canal de Xingó. O senador Wellington Dias, do PT do Piauí, presidente da Subcomissão, explica o significado da obra para a região.

(WELLINGTON DIAS) Canal de Xingó é um canal feito a partir da barragem de Xingó, que é uma hidrelétrica no Rio São Francisco, e que vai permitir um grande projeto de irrigação, de piscicultura, de turismo, em Alagoas, Sergipe e Bahia.

(REPÓRTER) A Bahia será o próximo estado visitado pela Subcomissão Permanente de Desenvolvimento do Nordeste. A audiência pública acontece no dia 27 de abril, em Salvador.
19/03/2012, 04h24 - ATUALIZADO EM 19/03/2012, 04h24
Duração de áudio: 01:36
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00